Seminário de Iniciação à Vida Cristã para Presbíteros acontece em Brasília (DF) de 4 a 6 de dezembro

A Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza o Seminário de Iniciação à Vida Cristã para Presbíteros, de 4 a 6 de dezembro, na Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília (DF).

A iniciativa, segundo o assessor da Comissão, padre Wagner Carvalho, tem o objetivo de possibilitar, junto aos participantes, a construção de um subsídio sobre iniciação a vida cristã.

“Este será um seminário orientado por um subsídio que está em preparação por um grupo de peritos convidados pela Comissão. Desejamos ouvir experiências e consultar diversas realidades, para que o subsídio realmente responda aos anseios e aos desafios próprios do ministério presbiteral frente ao serviço à Iniciação à Vida Cristã”, explica a Comissão.

Programação

O primeiro dia, 4 de dezembro, contará com a saudação do presidente da Comissão, dom Leomar Antônio Brustolin, e com duas conferências. Uma sobre a leitura orante da Bíblia na Iniciação à Vida Cristã (IVC) e a outra sobre Querigma.

No segundo dia do Seminário, 5 de dezembro, terão quatro conferências: “Iniciação à Vida Cristã na Comunidade”; “o presbítero e a Iniciação à Vida Cristã”; “IVC na perspectiva do Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA)”; “IVC e questões do Direito Canônico: aspectos dos ministérios do presbítero e do catequista”.

Por último, no dia 6 de dezembro, os participantes farão uma visita à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida e participarão da última conferência sobre “IVC e Liturgia: ritos e entregas”.

A programação na íntegra com todas as conferências e palestrantes de cada dia pode ser acessada (aqui).

 

Tags:

leia também