Serviço de convivência da CNBB apresenta prestação de contas para as famílias assistidas

A equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “Correndo atrás de um Sonho”, mantido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), apresentou o relatório das atividades realizadas em 2021 às famílias assistidas. A atividade foi realizada no dia 12 de fevereiro, quando também ocorreu uma celebração eucarística na sede do projeto, em Brazlândia (DF).

A Eucaristia foi presidida pelo secretário executivo do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara, padre Paulo Adolfo Simões. E contou com a participação de usuários e familiares, e alguns auxiliaram na liturgia.

Na homilia, o presbítero refletiu sobre a liturgia do dia, motivando os presentes a abrirem-se para “a Palavra cair em nosso coração” e, a exemplo de Jesus, perceber a necessidade do povo, que no Evangelho, estava faminto. Padre Paulo Adolfo também falou sobre o chamado missionário: “Ser missionário e missionária não é simples e fácil, não é só chegar e ficar falando na cabeça do outro, é, sobretudo, testemunhar”.

Ao final da missa, o padre ofereceu votos aos envolvidos na iniciativa social. “Desejo que se empenhem, valorizem, façam crescer esse projeto, que sejam sete cestos para o mundo inteiro”, afirmou recordando a passagem do Evangelho do capítulo 8 de São Marcos.

 

Prestação de contas

Ao término da Celebração Eucarística, foi servido um café da manhã e realizada a prestação de contas referente às ações realizadas no Centro de Convivência durante o ano de 2021. Na oportunidade, foi reforçada a importância da comunidade na participação das ações que são realizadas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos.

De acordo com a equipe do Departamento Social da CNBB, todas as ações ali realizadas têm o objetivo de proporcionar o fortalecimento dos vínculos familiares e o bem estar da comunidade. “Conforme a Política Nacional de Assistência Social, a proteção social básica produz materiais sociais ao cidadão e cidadã e suas famílias para suprir suas necessidades de vida individual e familiar, além de desenvolver suas capacidades e talentos para a convivência social, protagonismo e autonomia”, destaca a assistente social da CNBB, Antônia Mendes.

Durante o ano de 2021, foram oferecidos assessoramentos e atividades para crianças, adolescentes e familiares. Entre as ações sociais, foram 14 assessorias a partir das necessidades apresentadas pelas famílias nas visitas domiciliares; 7 atendimentos individuais realizados com orientações para cadastro de benefícios socioassistenciais; 12 encaminhamentos para acompanhamento nutricional; cadastro no benefício Bolsa Maternidade, roda de conversa com atletas; 11 visitas domiciliares; encaminhamentos para atendimento psicológico e aquisição de equipamentos esportivos.

O Serviço de Convivência também realizou eventos e treinos externos, entregou cestas básicas e possibilitou a participação dos atletas em campeonatos no Distrito Federal e em outros estados do Brasil.

Em novembro, o treinador Gesifran Martins deixou o projeto para assumir uma função no Centro Olímpico. A partir de então, a nova responsável técnica de atividades esportivas é a monitora de esportes, Daisy de Oliveira.

O evento do último sábado contou com a participação de 28 usuários, quatro colaboradores, uma voluntária e um assessor da CNBB.

 

Imagens: Departamento Social CNBB

 

 

 

Tags: