A Campanha para a Evangelização busca mobilizar os católicos de todo o Brasil a assumir a corresponsabilidade da sustentação das atividades evangelizadoras da Igreja. Em 2024, ela traz uma preparação para a abertura do Jubileu de 2025, quando se reflete sobre o tema “Peregrinos da Esperança”, proposto pelo Papa Francisco.
Em Roma, o Jubileu da Esperança será aberto na noite do Natal e, nas dioceses brasileiras, na Festa da Sagrada Família, dia 29 de dezembro deste ano. Por isso, o tema escolhido pelo Conselho Episcopal Pastoral da CNBB é: “Jesus, nossa Esperança, habita entre nós. É nossa missão anunciá-lo”.
O lançamento da Campanha para a Evangelização 2024 acontece no próximo domingo, 24/11, às 20h, com transmissão pela Rede Vida e outras canais de inspiração católica do país. A Campanha para a Evangelização tem início na Festa de Cristo Rei, 24, e segue até o terceiro domingo do Avento, dia 15 de dezembro, com mobilização nas redes sociais e site da CNBB, tvs e rádios de inspiração católicas e nas comunidades católicas do país.
Entenda a Campanha deste ano
Em vídeo, o padre Jean Poul Hansen, secretário executivo de Campanhas da CNBB, apresenta a Campanha para Evangelização 2024 e convoca a todos a organizá-la e mobilizá-la em suas comunidades e paróquias:
Coleta Nacional
Um dos pontos altos da Campanha para a Evangelização é a Coleta realizada em todas as comunidades, nas celebrações do terceiro domingo do Advento, este ano dia 15 de dezembro, inclusive vespertinas. A distribuição dos recursos arrecadados é feita da seguinte forma:
✓45% ficam na própria diocese, para subsidiar a ação missionária, evangelizadora e pastoral da própria Igreja Local;
✓ 20% vão para o respectivo regional da CNBB, para a sua sustentação e de suas estruturas de evangelização e formação;
✓ 35% são enviados à sede nacional da CNBB, em Brasília, de forma a garantir iniciativas e estruturas evangelizadoras nacionais, como as Comissões Episcopais que orientam e dinamizam a ação pastoral e em todo o Brasil.
“Certos de que podemos contar com o seu apoio, empenho e mobilização, pois afinal não somos nós apenas que precisamos deste gesto de generosa partilha, mas toda a Igreja em sua ação evangelizadora nas paróquias, dioceses, regionais e nacional, colocamo-nos sempre ao vosso dispor para qualquer esclarecimento e colaboração”, finaliza o Setor de Campanhas da CNBB.
Materiais da Campanha
- Oração
Uma oração foi composta especialmente para esta Campanha:
“Senhor Jesus, ao celebrar o Mistério do vosso nascimento e ao aproximar-se a abertura do ano jubilar, suplicamos a graça de reconhecer que vós sois a nossa única Esperança. Ajudai-nos no compromisso missionário de reanimar no mundo, como peregrinos da Esperança, a confiança no Amor e o vigor da Fé. Amém”.
- Cartaz
O cartaz recorda que Jesus, nascido em Belém é a nossa Esperança. A arte do cartaz está disponível para download (aqui). Cada diocese poderá imprimir a quantidade necessária e distribuí-la em suas paróquias e comunidades.
“Ele é o Verbo que se fez carne, saciando a fome mais profunda do ser humano e possibilitando-nos viver com brilho nos olhos e cabeça erguida, não obstante o pecado e a tribulação, pois Ele é a nossa Esperança!”.
- Envelopes
Foi preparado também o tradicional envelope. Ele precisa chegar às pessoas e famílias, a fim de que todos façam suas ofertas no final de semana dos dias 14 e 15 de dezembro.
“Recordamos que não é apenas aquilo que é oferecido nos envelopes que pertence à Campanha para a Evangelização, mas todo o montante oferecido na coleta das Celebrações Eucarísticas e da Palavra do 3º Domingo do Advento. O envelope é apenas um instrumento de motivação e conscientização para a doação. É imprescindível que quem preside a celebração no Sábado e Domingo anterior (07 e 08/12) recorde e motive a assembleia para a Coleta Nacional para a Evangelização”, informa o Setor de Campanhas.
- Mobilização nas mídias
No site de Campanhas da CNBB (https://campanhas.cnbb.org.br), na aba downloads, a Assessoria de Comunicação da CNBB disponibilizou o Plano de Mobilização da Campanha para a Evangelização 2024, bem como todos os materiais de comunicação para TVs, rádios, redes sociais: VTs, spots, etc. Eles são de livre utilização.
A Assessoria promoveu, ainda, reuniões de alinhamento e mobilização da Campanha com organismos, pastorais, regionais da CNBB e veículos de comunicação de inspiração católica do Brasil (televisões e rádios). Segundo o assessor de Comunicação da CNBB, padre Arnaldo Rodrigues, estes encontros foram essenciais para alinhar estratégias e fortalecer a atuação da Assessoria de Comunicação da CNBB na Campanha para a Evangelização.
“Esses momentos de diálogo e cooperação permitem compartilhar o planejamento comunicacional, ajustar abordagens e obter insights que enriquecem a campanha, ampliando seu alcance e impacto. Ao reunir especialistas e representantes de diversos meios, a CNBB potencializa sua capacidade de transmitir a mensagem evangelizadora de forma eficaz e unificada, garantindo que a comunicação seja adequada às realidades locais e aos desafios contemporâneos da evangelização”, disse padre Arnaldo.
Clique (aqui) e acesse a pasta com todos os materiais.
Por Larissa Carvalho