Troféu Kerigma é entregue ao final de celebração eucarística presidida por dom Luiz Fernando Lisboa, bispo de Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Ao final da celebração eucarística realizada na Catedral de São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), no sábado (13), foi entregue aos vencedores da 53º edição dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) o troféu Kerigma.

O troféu foi entregue pelos bispo da diocese de Cachoeiro de Itapemirim, dom Luiz Fernando Lisboa, aos idealizadores da Formação Simples para Live, Lealdo Silva e Flávio Faco. A Iniciativa concorreu junto a outras duas ações, realizadas pelas arquidioceses de Maceió (AL) e de Uberaba (MG), tendo sido agraciada como a vencedora da categoria.

A Santa Missa foi presidida por dom Luiz Fernando Lisboa e concelebrada pelos padres Joselito Nogueira, Enildo Souza e Antônio Valdeir. Também estiveram presentes membros da equipe da Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (distrito de Itaoca), no qual Lealdo Silva é membro. Funcionários da Cúria Diocesana também prestigiaram a entrega do prêmio.

Durante a entrega do troféu dom Luiz Fernando novamente saudou a iniciativa realizada e premiada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ressaltando a importância que a comunicação tem no processo de evangelização.

Formação Simples para Live

A Formação Simples para Live é um material idealizado por Lealdo Silva, integrante da Pascom da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Itaoca – distrito de Cachoeiro de Itapemirim). Realizado na época em que as Igrejas precisaram ser fechadas devido a pandemia da Covid-19, Lealdo elaborou uma formação simples, assim como menciona o próprio título da iniciativa, ilustrando como pessoas comuns, verdadeiros leigos da tecnologia, poderiam contribuir com suas comunidades transmitindo as santas missas e demais atividades através das redes sociais e mídias digitais disponíveis.

O material foi produzido apenas como incentivo e forma de orientar as comunidades da paróquia. Foi quando Flávio Faco, assessor de comunicação da diocese de Cachoeiro de Itapemirim, tomou conhecimento da formação. “Era um material bom demais para ficar restrito. A Formação mesmo me ajudou muito e eu pensei: ‘será que não ajudaria várias outras pessoas também?’”

Vendo o potencial daquele trabalho, ambos iniciaram uma parceria, modificando e adaptando a formação a nível diocesano. Desta forma, a Formação Simples para Live foi ofertada e divulgada para toda a região sul capixaba. Porém, ela acabou ultrapassando fronteiras, onde de forma indireta acabou chegado à várias (arqui)dioceses por todo o Brasil.

O que é o Prêmio Pastoral Kerigma?

Aprovada pelo Conselho Permanente da CNBB, em 2019, esta categoria visa o reconhecimento e o incentivo de ações desenvolvidas pelas equipes de Pastoral da Comunicação das paróquias e dioceses, tendo como critério a implementação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB (2019-2023). São válidas para este prêmio todas e quaisquer iniciativas pastorais que destaquem ao menos dois dos seguintes critérios:

– a evangelização no mundo urbano;

– a formação de comunidades eclesiais missionárias;

– a opção preferencial pelos pobres;

– o cuidado da Casa Comum.

Segundo Rafael Alberto, coordenador dos Prêmios de Comunicação da CNBB, o objetivo é fazer com que os trabalhos dos agentes da pastoral tenham a mesma oportunidade de outras produções maiores, que contam com recursos profissionais, de serem destacados como um serviço pertinente de propagação dos valores cristãos.

“É significativo que a primeira entrega dessa categoria seja realizada durante a pandemia, pois as restrições para a celebração da missa em nossas paróquias revelou-se um enorme desafio sobretudo para a Pascom, que tem respondido com ações criativas e muito bonitas. Será lindo poder destacar essas ações, para que outras paróquias possam seguir o exemplo”, afirmou.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação da diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES). Fotos: Renilson Chagas

Tags: