O Secretariado da Pastoral Afroamericana e Caribenha (SEPAC), organismo de coordenação, apoio, ligação, assessoria e animação a serviço da Pastoral Afro-americana e Afro-caribenha, em comunhão com a Igreja Universal e Latino-américa, está convidando para participar do XI EPA.
1. Objetivo Geral:
Construir, à luz do Encontros de -americana (EPAs), novos caminhos e perspectivas de inclusão e solidariedade na América Latina e no Caribe, testemunhando Jesus Cristo, o missionário do Pai.
2. Objetivos Específicos:
Avaliar a incidência da Pastoral Afro-brasileira nas comunidades.
Renovar a estratégia pastoral diante dos desafios da nova sociedade.
Construir ações concretas de solidariedade em nível econômico, social e cultural a partir das comunidades afro-brasileiras, em diálogo ecumênico e inter-religioso.
3. Tema: “A Pastoral Afroamericana gestora de novas perspectivas de inclusão e solidariedade”.
Lema: “Afro-americanas e afro-americanos, globalizemos a solidariedade”.
4. Local: Cidade do Panamá – Panamá
5. Data: 3 a 7 de agosto de 2009.
Data Limite das Inscrições: 31 de maio de 2009.
6. Taxa de Inscrição: US 20,00.
7. Encarregado da delegação: Pe. Jurandyr Azevedo Araujo, sdb (pela SEPAFRO/CELAM).
8. Critérios de Parcipação
– O instrumento de trabalho, em anexo tem que ser estudado em nível comunitário, paroquial, diocesano, regional e nacional, atingindo assim os objetivos estabelecidos que permitam elaborar um documento final com as contribuições dos países.
– Inscrever a delegação antes do 31 de maio de 2009. Enviar as fichas para o Pe. Jurandyr Azevedo Araújo ssaf@salesiano.br ou o Pe. Ari Antônio dos Reis, da PAB da CNBB aa.reis@terra.com.br, afro@nbb.org.br. A ficha deverá ser assinada pelo bispo diocesano.
– O/a delegado/a inscrito deverá ser um/a líder, participante da Pastoral Afro-brasileira em sua comunidade ou diocese e que tenha um trabalho concreto. Confira os objetivos específicos.
– Participar da preparação em grupo e/ou em encontros regionais sobre o tema que você deverá promover na sua comunidade, paróquia ou diocese.
– O importante é que durante este ano de 2009 iniciarmos o estudo da cartilha, em anexo, respondendo as perguntas e, sobretudo, o questionário nas páginas 15 a 17 do subsídio.
Agradecidos pela acolhida ao nosso convite, despedimo-nos na paz de Cristo.
Pe. Jurandir Azevedo Araujo, sdb, pelo SEPAFRO/CELAM
Pe. Ari Antônio dos Reis, pela PAB/CNBB