Dom Damasceno é homenageado pelo Seminário de Mariana

Ex-aluno do Seminário de Mariana (MG), o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, foi homenageado pelos 25 anos de sua ordenação episcopal durante a missa que presidiu na capela do Seminário São José –Instituto de Teologia – na noite desta terça-feira, 13. O arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, e o bispo emérito de Oliveira, dom Francisco Barroso Filho, concelebraram com o jubilando.

O arcebispo de Mariana lembrou que dos quase 50 alunos bispos que passaram pelo Seminário de Mariana, três se tornaram cardeais: dom Carlos Carmelo Cardeal de Vasconcelos Motta; dom Frei Lucas Cardeal Moreira Neves e agora, dom Damasceno. Dom Geraldo recordou, ainda, os laços históricos que unem as arquidioceses de Mariana e Aparecida, onde está o cardeal homenageado.

Dom Damasceno agradeceu o convite de dom Geraldo para celebrar seu jubileu de prata no Seminário onde estudou de 1955 a 1960. “Celebrar meu jubileu de prata episcopal aqui em Mariana, no Seminário Maior São José, na companhia dos formadores, seminaristas e alguns familiares e de tantas outras pessoas, é motivo de muita alegria e honra”, disse.

Segundo o cardeal, a celebração lhe permitiu recordar o passado. “A celebração dessa noite faz voltar à minha memória aquelas belas experiências no meu tempo de formação, e devo muito à arquidiocese de Mariana, aos formadores daquele tempo e aos colegas que me ajudaram, seja de uma forma ou de outra, na minha ordenação, no meu episcopado”, sublinhou.

Amanhã, dom Damasceno  recebe as homenagens de seus conterrâneos, em Capela Nova, durante o encerramento da festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora das Dores. A missa terá início às 17 horas com transmissão ao vivo pela TV Canção Nova.

25anosOrdSac_DomDamascMariana

Tags: