Atividades da Comissão para Ação Missionária e ano jubilar da CRB foram destaques da décima sessão

A décima sessão da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, na tarde de sábado, contou com a participação da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial.

O bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT) e presidente da Comissão, dom Maurício Silva Jardim, apresentou um novo desenho para o projeto Igrejas Irmãs, iniciado em 1972. Atualmente, de acordo com consulta realizada, aproximada 100 igrejas locais mantém algum vínculo de cooperação missionária.

“O entendimento da cooperação missionária se faz referência do compromisso das igrejas locais com a missão universal, a missão ad gentes”, destacou dom Maurício.

Segundo o presidente, a Comissão entende a cooperação missionária a partir de três formas: cooperação espiritual, que corresponde à oração permanente pela missão universal; a cooperação econômica, que consiste na ajuda material para a missão e a cooperação com a própria vida, que é a expressão do ser missionário.

Brasileiros no Exterior e “Experiências missionárias”

Bispo de Cachoeiro de Itapemirim (ES) e referencial para a Pastoral dos Brasileiros no Exterior, Dom Luiz Fernando Lisboa informou aos bispos que atualmente existem cerca de 5 milhões de brasileiros residindo no exterior, dos quais aproximadamente 2 milhões estão nos Estados Unidos. Os dados são do Ministério das Relações Exteriores.

Dom Luiz ressalta que há muitos brasileiros sem documentação e não regularizados que necessitam de acompanhamento pastoral por parte da Igreja Católica. Ele apelou aos irmãos bispos para que despertem mais presbíteros para esta atuação pastoral. “Precisamos de mais pessoas que tenham essa vontade de servir à Igreja fora do Brasil.”

Outro integrante da Comissão, o bispo de Araçuaí (MG), dom Esmeraldo Barreto de Farias apresentou o livro “Experiências missionárias”, indicado para a formação de ministros ordenados. Todos os bispos receberam um exemplar de presente.

O trabalho da Pontifícias Obras Missionárias (POM) foi apresentado por dom Maurício, representando a atual diretora irmã Regina da Costa Pedro, que se encontra em Roma a convite do Papa Francisco. Foi apresentado um breve resumo do Congresso Missionário Nacional, realizado em Manaus, em novembro de 2023 e informado sobre o Congresso Americano Missionário – CAM 6, que acontecerá na diocese de Ponce, em Porto Rico, de 19 a 24 de novembro de 2024.

70 anos da CRB

Irmã Eliane Cordeiro, presidente da CRB. | Fotos: Victória Holzbach – Comunicação 61ª AGCNBB.

A presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Eliane Cordeiro de Souza, em um breve momento de fala, comunicou sobre o ano jubilar de 70 anos da Conferência e apresentou aos bispos, em primeira mão, o hino comemorativo.

Ao final de sua fala, o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler agradeceu, na pessoa da irmã Eliane, a todos os religiosos que atuam no Brasil. “Nós temos uma dívida de gratidão a todos os religiosos que atuam em nosso país”.

Tags:

leia também