Entre os dias 10 e 12 de março, 23 bispos das dioceses do Paraná estiveram reunidos para sua Assembleia Anual. A cidade de Cascavel, na região oeste do Estado do Paraná, foi escolhida para sediar o encontro neste ano. Três missas forma concelebradas na Catedral Nossa Senhora Aparecida, com grande participação de fiéis.
Durante o encontro, foi apresentado um relatório com as atividades realizadas desde a última assembleia. Teve destaque a ajuda missionária que a Igreja do Paraná tem propiciado à diocese de Bafatá, em Guiné Bissau, na África, que possibilitou que nove jovens guineenses possam vir ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude.
Na reunião, os bispos também falaram sobre a peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que percorreram as dioceses do Paraná, em fevereiro, falou-se de uma verdadeira “manifestação de Deus” entre a juventude. A cruz e o ícone de Nossa Senhora foram tocados por milhares de jovens, em 40 cidades do Paraná; foram levados às prisões, orfanatos, hospitais e, sobretudo, atraíram multidões que lotaram as igrejas e praças onde aconteceram as celebrações.
Na pauta dos trabalhos da assembleia esteve também a articulação para uma melhor participação dos jovens paranaenses na JMJ, em julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro. Outro acontecimento de destaque foi o lançamento do kit “Ano da Fé”; a preparação para a celebração do Jubileu de Ouro do Regional Sul 2, cuja criação ocorreu no ano de 1964.
A Assembleia evidencia a união de todo o episcopado e ao mesmo tempo permite traçar as metas conjuntas para a Igreja do Paraná.
