Comissão para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB realiza reunião ordinária em Brasília 

A Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esteve reunida nos dias 21 e 22 de julho, na sede da entidade em Brasília (DF).  O bispo de Chapecó (SC) e presidente da comissão, dom Odelir José Magri, se reuniu com os assessores da comissão, irmã Sandra Regina Amado e o padre Daniel Rocchetti, para avaliar os trabalhos missionários desde 2019, com acentuação do valor e da importância do Programa Missionário Nacional (PMN); das lives e reuniões virtuais diante da pandemia da Covid-19 e dos acompanhamentos dos Conselhos Missionários. 

“Foi momento de encontro que reacende em nós o espírito da amizade que impulsiona à vocação a ser missão. Muito trabalho tem sido feito e a agenda está estourando! É este contexto que nos entusiasma a continuar com o coração ardente a nossa missão: servir, na assessoria da comissão missionária, a Igreja do Brasil para ser cada vez mais em saída, porque a Igreja está em estado permanente de missão”, pontua irmã Sandra Regina Amado.

122ªEdição do Curso do Centro de Formação Intercultural

 

Dom Odelir José Magri e os missionários estrangeiros no curso do CENFI

Dom Odelir, que também é vice-presidente do Centro Cultural Missionário (CCM), organismo vinculado à CNBB, se reuniu com os missionários estrangeiros que participam da 122ª edição do Curso do Centro de Formação Intercultural (CENFI). Trata-se de uma formação de iniciação à missão no Brasil promovido pelo CCM que oferece módulos de introdução à cultura brasileira e aprofundamento da língua portuguesa. 

Na 122ª edição participam 25 missionários de 17 nações diferentes que vieram ao Brasil para trabalharem na missão evangelizadora. Durante 3 meses, o grupo participa de dinâmicas de convivência e são apresentados às características da vida e da cultura brasileiras. Dom Odelir teve um momento de convivência com o grupo e presidiu a Santa Missa. Além disso, o bispo também se reuniu com o com o atual diretor do centro, padre Djalma Antônio da Silva. 

Missa com grupo de missionários estrangeiros do CENFI | Fotos arquivos CCM.

 

“Tanto o presidente quanto os assessores ficaram bem felizes com este encontro presencial. Depois destes dois anos de trabalhos virtuais e encontros a distância, esta foi uma grande e celebrada oportunidade: olhar nos olhos, conversar, rir, pensar, abraçar fazem parte da vivência eclesial e da prática missionária”, ressalta padre Daniel Rocchetti.

Tags:

leia também