Dom Getúlio Teixeira Guimarães completou, no dia 20, terça-feira, três décadas de atuação na diocese de Cornélio Procópio (PR). O agora bispo emérito foi homenageado em uma missa solene, celebrada na Catedral Cristo Rei, em que padres diocesanos, religiosos, seminaristas, leigos e o bispo auxiliar de São Paulo (SP), dom Sérgio de Deus Borges, estiveram presentes.
Dom Sérgio de Deus Borges testemunhou, em sua homenagem, a acolhida de dom Getúlio e o crescimento do clero diocesano, lembrando também da sua ordenação episcopal, que aconteceu em 2012, na diocese de Cornélio Procópio (PR).
O bispo emérito de Cornélio Procópio (PR), dom Getúlio Guimarães, assumiu a diocese no dia 20 de maio de 1984. Antes, foi bispo auxiliar de Ponta Grossa (PR) de 1981, ano de sua ordenação episcopal, até o ano de sua transferência.
Nestes mais de trinta anos de vida episcopal, dom Getúlio atuou como representante junto à Pastoral da Juventude, à Comissão Regional do Clero e às Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) no Regional Sul 2. Foi membro da presidência do Regional Sul 2, de 1995 a 1999, e representante episcopal junto à Pastoral da Pessoa Idosa.
O novo bispo da diocese, dom Manoel João Francisco, transferido da sede episcopal de Chapecó (SC), tomará posse no dia 1º de junho, durante a 9ª Festa da Unidade.