Em 2020, Comissão para os Ministérios Ordenados motivou a Igreja no Brasil a rezar pelas vocações

A Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada preparou, em 2020, uma programação especial para juntos, toda Igreja no Brasil, rezar pelo despertar das vocações. Também devido à pandemia do coronavírus, as reuniões e encontros realizados pela Comissão aconteceram de forma virtual.

Confira algumas das iniciativas realizadas em 2020:

Encontro com bispos nomeados pelo Papa Francisco

A Comissão realizou no dia 24 de julho, um encontro com os bispos nomeados recentemente pelo Papa Francisco. Esta era para ser a 31ª edição do encontro que é realizado anualmente, de forma presencial, pela Comissão. Desta vez, por conta da pandemia do coronavírus, o encontro teve que ser cancelado e a reunião com os bispos aconteceu de forma virtual.

De várias regiões do país, participaram da iniciativa dez novos bispos, quatro dos quais ainda não ordenados, mas já nomeados. Além deles a presidência da CNBB, constituída por dom Walmor Oliveira de Azevedo (presidente), dom Jaime Spengler ( primeiro vice-presidente), dom Mário Silva (segundo vice-presidente) e dom Joel Portella (secretário-geral); o presidente da Comissão, dom João Francisco Salm, e os dois assessores da Comissão padre João Cândido Neto e padre Juarez Destro.

Dom João Francisco Salm, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, disse que o encontro é “uma semana de convivência, de partilha e de estudos de temas teológicos, pastorais, canônicos e outras informações, com o objetivo de oferecer ajuda a quem está iniciando um Ministério tão exigente”.

No decorrer da reunião, os bispos puderam partilhar os primeiros meses de ministério, no caso daqueles já ordenados, e também as expectativas com a nova missão, os recém-nomeados. “Todos partilharam da alegria que estão experimentando, além dos desafios devido à pandemia do coronavírus, pois estão iniciando sua missão nesse contexto tão delicado e difícil”, explicou padre João Cândido.

Subsídio “Amados e chamados por Deus” para o mês vocacional

Foi justamente pensando em formas de celebrar de forma concreta o mês vocacional, em agosto, e oferecer apoio aos animadores vocacionais que a Comissão elaborou o subsídio “Amados e chamados por Deus”.

No subsídio, que está disponível no site da Editora da CNBB, há três propostas de terço vocacional e três opções de “eventos” ou iniciativas: um encontro vocacional para despertar vocações; uma vigília vocacional; e uma leitura orante vocacional.

Padre Juarez explica, ainda, que o subsídio trouxe a Mensagem do Papa para o 57º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. “Em 2o2o ele resgatou quatro palavras vocacionais: gratidão, louvor, coragem, tribulação. São palavras bastante interessantes de serem aprofundadas para as reflexões durante esse mês de agosto e durante o ano inteiro”, salienta.

Programação do Mês Vocacional 

A Comissão em parceria com a Edições CNBB, a Pastoral Vocacional, a Pastoral Familiar e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) preparou, em 2020, uma programação especial durante o mês de agosto para juntos, toda Igreja no Brasil, rezar pelo despertar das vocações.

“Amados e chamados por Deus” (Chv, 112) é o tema que inspira e faz reconhecer que cada ser humano é amado por Deus, chamado pelo Pai e enviado a viver de forma plena a sua vocação, como cristãos, de diferentes maneiras, na própria Igreja e na sociedade. O lema escolhido para a vivência do mês é “És precioso aos meus olhos. Eu te amo”  (Is 43,1-5). Clique (aqui) e baixe o cartaz do Mês Vocacional 2020.

A programação do mês foi variada e contou com a realização de lives em parceria com a Editora da CNBB, a Edições CNBB, e também com a oração do terço vocacional que foi transmitido, ao vivo, às quartas-feiras, pelas emissoras de inspiração católica. Todas as lives puderam ser acompanhados nas redes sociais da Conferência (@cnbbnacional) e da Edições CNBB (@edicoescnbb). O terço também pôde ser acompanhado pelas redes da CNBB.

Primeira semana de agosto – A partir desta semana, a cada segunda, o portal da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou um vídeo exclusivo com um bispo falando sobre uma das vocações. Para esta primeira semana do mês, de 2 a 8 de agosto, dom André Vital, membro da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, fala sobre as vocações dos diáconos, presbíteros e bispos (ministérios ordenados). Veja o vídeo (aqui).

Segunda semana de agosto – Dentro do Mês Vocacional, a Igreja no Brasil celebra, na segunda semana de agosto, a Semana Nacional da Família. Por isso, o portal da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convidou o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom João Francisco Salm, para falar sobre a importância da vocação do pai, da mãe e dos filhos -, a igreja doméstica. Veja o vídeo (aqui).

Terceira semana de agosto  – A terceira semana do mês de agosto, de 16 a 22, é dedicada à vocação das pessoas de vida consagrada (aqueles que fazem os votos de Castidade, Pobreza e Obediência). Por ocasião desta vocação específica, o arcebispo de Campinas (SP) e membro da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Inácio Müller, gravou um vídeo, com exclusividade, para o portal da Conferência. Veja o vídeo (aqui).

Quarta semana de agosto – A quarta semana do Mês Vocacional, de 23 a 29, é dedicada a vocação dos cristãos leigos e leigas e seus diversos serviços na comunidade (ministérios não ordenados). E, no último domingo, dia 30, é celebrado o Dia dos Catequistas, homenageando e valorizando essa vocação tão importante nas comunidades. Para falar sobre a importância desta vocação, o portal da Conferência convidou o bispo auxiliar de Manaus e referencial da Pastoral Vocacional, dom José Albuquerque.

Dom José gravou um vídeo, com exclusividade, no qual fala que o mês de agosto é uma oportunidade excelente para divulgar e implantar a cultura vocacional, isto porque de acordo com ele, é tarefa de todos rezar pelas vocações. Veja o vídeo (aqui).

Reunião Ampliada

Em 2020, a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou sua reunião ampliada por videoconferência, devido à pandemia do coronavírus, nos dias 19 a 22 de outubro.

A iniciativa além de contar com a presença dos membros da Comissão (assessores e bispos), contou também com a participação de representantes de todos os organismos que a compõem, como é o caso da Comissão Nacional dos Diáconos (CND); a Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP); a Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNIS); a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB); Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e a Pastoral Vocacional / Serviço de Animação Vocacional (PV/SAV).

No primeiro dia, 19, para refletir sobre os novos tempos e uma nova Igreja, foram convidados um jovem e um casal. O casal, Renata Lagrotta Franco e Francis Franco, residente em Campinas (SP) falou especificamente sobre “Como a sociedade vê a Igreja e o que espera da Igreja neste tempo de pandemiaou pós-pandemia?”.  Já o jovem, Lucas Galhardo, residente em Caieiras (SP), tratou sobre “Como o jovem vê a Igreja e o que espera da Igreja?”.

Organismos – Os outros dois dias, 20 e 21, foram reservados aos encontros por organismos, com a presença do bispo referencial e assessores da comissão. “Cada organismo abriu sua sala. Os bispos e os assessores se subdividiram”, explicou o padre Juarez. De acordo com ele, o objetivo era o de fazer um planejamento para 2021.

Nesta oportunidade, padre João Cândido disse que cada organismo aprofundou o tema proposto “para um novo tempo e uma nova igreja” e também alguns organismos como a CRB, CNIS, refletiram sobre a carta do Papa Francisco, a Fratelli Tutti. “Todos os organismos fizeram uma avaliação de 2020 e também apresentaram uma programação para o ano 2021”, completou.

Dia conclusivo – O último dia, 22, foi conclusivo. Reuniu a presidência de cada organismo (presidente e seu conselho). “Cada organismo teve 10 minutos para partilhar o resultado das suas reuniões específicas e eu diria que o destaque maior seria a definição do tema “Cristo nos salva e nos envia” e lema “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24)” do mês vocacional para 2021 e também o 25º dia da Vida Consagrada que será celebrado em 2 de fevereiro, onde a intenção é fazer algum subsídio em parceria com alguns organismos”, revelou o padre Juarez.

A novidade gira também em torno da realização de um pós Congresso Vocacional do Brasil, que acontecerá por videoconferência, aberto a todos os animadores vocacionais do Brasil. A proposta é que o evento seja realizado em novembro, numa data ainda a ser revelada. Além disso, cada organismo pôde fazer a partilha das experiências desse ano e também as perspectivas para o ano de 2021.

Tags: