Em missa com parlamentares, dom Ricardo destaca que a fonte para enfrentar todas as batalhas está em Deus

Na manhã desta quinta-feira, 31 de outubro, o secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, presidiu a missa com os parlamentes, na Capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da CNBB, em Brasília (DF). Foram concelebrantes o frei Jorge Luiz Soares da Silva, assessor de Relações Institucionais e Governamentais da CNBB, e o padre Luciano da Silva Roberto, assessor da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da CNBB.

Destacando a leitura da Carta de São Paulo aos Efésios, onde São Paulo exorta a todos a “revestir-se da armadura de Deus”, dom Ricardo salientou, em sua homilia, que essa armadura simboliza a defesa espiritual que todo cristão deve ter diante das forças do mal.

Na Carta, São Paulo não fala de inimigos físicos, mas de “potestades” e “principados” que operam nas sombras, indicando a batalha espiritual que enfrentamos.

“Deus está provando, é Ele que conduz a nossa vida e é Ele que nos dá missões, armas necessárias para enfrentarmos aquilo que precisa ser feito. Não é a minha capacidade, não é a minha audiência, meus conceitos, isso é humano, mas tem coisas que tem que vir do Alto para que a gente possa acertar, tanto no sacerdócio, tanto na vida política de vocês, tanto na vida religiosa”, disse dom Ricardo em sua homilia.

Se dirigindo aos parlamentares presentes, dom Ricardo reiterou que a fonte para enfrentar todas as batalhas está em Deus, pois é Ele que abre todas as vias. “Nos armemos deste bem espiritual para que possamos, de fato, trazer ao mundo a paz que tanto precisamos”, disse.

Ao final da homilia, o secretário-geral da CNBB considerou que a paz é fruto da fé e a fé é a confiança plena que Deus conduz a vida. “Ele conduz cada passo de vocês e está ao lado em todas as batalhas”.

Retorno das missas com os parlamentares

A celebração de hoje marcou o retorno das missas com os parlamentares, após dois meses. A proposta é que elas sejam sempre realizadas na última quinta-feira de cada mês.

Frei Jorge Luiz

Segundo o frei Jorge Luiz, assessor de Relações Institucionais e Governamentais da CNBB, a iniciativa tem por finalidade estreitar laços com os parlamentares, sejam eles senadores ou deputados. E o retorno, segundo ele, é justamente para também retomar a aproximação e a caminhada juntos.

“Rezamos juntos, rezamos por eles, na intenção deles, mas também tem um momento de conversa, um momento de partilha, um momento onde a gente tomando café vai conversando sobre diversas realidades, sejam elas políticas, religiosas, enfim, é um momento onde há essa aproximação, essa integração com aqueles parlamentares católicos que estamos representando, seja no Senado, seja na Câmara dos Deputados”, disse o frei.

Por Larissa Carvalho

 

 

Tags: