Nesta sexta-feira, 28, a equipe de elaboração do itinerário catequético “Iniciação à Vida Cristã – um processo de inspiração catecumenal” esteve reunida na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), com o objetivo de atualizar e revisar o texto. O itinerário foi feito em 2014 para a Pastoral Bíblico-Catequética. O trabalho durou três anos e reuniu pessoas com formação e prática na área bíblico-catequética e envolveu os bispos referenciais e as coordenações regionais das Comissões para a Animação Bíblico-Catequética.
Trata-se de um itinerário que apresenta orientações para um caminho possível a ser feito em todas as realidades do território nacional, bem como oferece indicações que possibilitem a concretização de uma verdadeira Iniciação à Vida Cristã. “É um texto muito importante que norteou a produção dos materiais, subsídios de catequese nas dioceses e nas diferentes regiões”, afirma o assessor nacional da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, padre Jânison de Sá.
A proposta de revisar o texto surgiu com a necessidade de estar em sintonia com as atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e com os objetivos do Documento 107 da CNBB que trata sobre a “Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários”, aprovado na 55ª Assembleia Geral da CNBB. “A partir disso, nós convocamos a equipe que elaborou o texto em 2014 para esta revisão e atualização”, explicou o padre Jânison.
Membro da equipe de elaboração, padre Eduardo Calandro, disse que a importância do itinerário está na parte prática. “Ele vem para responder uma dimensão prática da iniciação à vida cristã”. Ele explica que o trabalho do grupo, em específico, é fazer a revisão da linguagem e rever aquilo que os documentos propõem de novo dentro do paradigma da iniciação à vida cristã.
Padre Abimar Oliveira de Moraes, outro membro da equipe, afirmou que o itinerário foi inicialmente pensado dentro do contexto de animação da catequese e, agora, depois de alguns anos é necessário repensar e atualizar o texto. “É por essa razão que nós estamos trabalhando aqui nesses dias, iremos pensar, refletir sobre como aproximar ainda mais o itinerário, aquele que é hoje o pensamento pastoral da nossa igreja nacional”, garantiu.
Padre Décio José Walker, também membro da equipe de elaboração, afirmou ser importante esse processo de atualização e revisão. “Queríamos desde o começo que não fosse uma coisa fixa, que ela fosse caminhando dentro de um processo como toda catequese e iniciação à vida cristã é”, argumentou. O padre finalizou dizendo que agora a proposta é deixar o itinerário mais adequado ao tempo que estamos vivendo.
Também faz parte da equipe de elaboração a irmã Izabel Patuzzo, também assessora nacional da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. A 5ª edição do Itinerário Catequético “Iniciação à Vida Cristã – um processo de inspiração catecumenal” em breve estará disponível para compra no site da editora da CNBB, a edições CNBB. Já a 4ª edição segue disponível no link: https://www.edicoescnbb.com.br/produto/itinerario-catequetico-iniciacao-a-vida-crista-%E2%80%93-um-processo-de-inspiracao-catecumenal-70316