Experiência missionária reuniu seminaristas em Porto Velho (RO)

No período de férias, padres, diáconos e 65 seminaristas de diversas regiões do Brasil se encontraram para uma missão na arquidiocese de Porto Velho (RO). A experiência foi realizada de 27 de dezembro a 26 de janeiro na paróquia de São José, município de Monte Negro e Campo Novo, que abrangem 43 comunidades.

O lema “Hoje eu devo ficar na tua casa” (Lc. 19,5) motivou os jovens a vivenciarem um mês de missão. Durante esses dias visitaram as casas das famílias, realizaram encontros com crianças, jovens, adultos, catequistas e participaram das celebrações. Os missionários ficaram hospedados nas comunidades que os acolheram.

Segundo o arcebispo de Porto Velho (RO), dom Esmeraldo Farias, nem mesmo o sol forte de Rondônia impediu que a missão prosseguisse em clima de unidade e partilha. Seja fazendo o percurso a pé, de moto ou carro, os jovens não deixaram de vivenciar a experiência de ir ao encontro das pessoas. Mais do que ensinar, os seminaristas tiveram a oportunidade de ouvir muitas histórias das famílias que os receberam em suas casas.

Dom Esmeraldo Farias agradece a presença dos missionários enviados pelas dioceses e as comunidades que acolheram os jovens. “O esforço e o acompanhamento da equipe de coordenação central de Porto Velho, a oração constante de tantas pessoas que rezaram por esta segunda experiência missionária e que enviaram suas doações generosas”, manifestou.

Missão

O arcebispo de Manaus (AM), dom Sérgio Castriani, esteve com os missionários e lembrou os jovens seminaristas que o Espírito Santo é o protagonista da missão, que é a vida da Igreja. “A Igreja existe para evangelizar se voltar aos outros. A evangelização é um serviço à comunidade dos cristãos e também a toda a humanidade”, disse. O bispo recordou também as palavras do papa Francisco em sua primeira encíclica ao dizer que “a alegria do evangelho enche o coração e a vida inteira de quem se encontra com Jesus Cristo e anuncia o evangelho”, concluiu.

Tags: