Na última sexta-feira, 29, foi realizada na sala do Regional Nordeste 4 (Piauí), a 1ª Reunião de preparação para o Grito dos (as) Excluídos(as) 2012 de Teresina (PI). O encontro foi comandado pela Coordenadora do Fórum Regional das Pastorais Sociais, Ir. Cirlene Sasso e pela Secretária Regional da Cáritas – PI, Hortência Mendes e contou com a presença de diversos representantes de organismos, movimentos e Pastorais.
O objetivo da reunião é anunciar, diferentes espaços, sinais de esperança com a perspectiva de transformação e a construção de um Estado efetivamente a serviço da população, para isso a equipe do Grito procurou desenvolver ideias para mobilizar e preparar o pré-grito, como, mobilizar internamente as Pastorais da Igreja, mobilizar os movimentos sociais que não estão dentro das paróquias, reunir-se com o clero arquidiocesano em busca de uma maior interação e internalização do Grito e entrar em contato com as paróquias para uma melhor divulgação e manter uma proximidade com comunidades, grupos e população para realização do evento.
Diante disto, o movimento decidiu preparar cada diocese, paróquia, grupo ou comunidade com diferentes atividades, dentre elas estão: visitas comunitárias e familiares, promover seminários ou encontros para discutir o material enviado pela Secretaria Nacional do Grito, Fazer atos públicos em frente a órgãos públicos, montar palanque do eleitor na praça ou próximo à prefeitura para que as pessoas possam apresentar as suas denúncias e escrever as suas problemáticas e etc.
Neste ano, a 18ª Edição do Grito vem em consonância com a 5ª Semana Social Brasileira e visa refletir e debater a temática “Q ueremos um Estado a Serviço da Nação, que garanta direitos a toda população!”. Os eixos escolhidos para Grito 2012 em nível Arquidiocesano foram: Onde estão nossos direitos?; Estado e Saúde pública; Drogas: Sociedade adoecendo; Violência contra a mulher; Juventudes: Exclusão social e violência.
Dia 17 de julho acontecerá a 1ª Plenária do Grito dos (as) Excluídos (as) 2012. O encontro acontecerá no auditório da FETAG, a partir às 9hs. E dia 14 de agosto de 2012 será realizado o DIA D do GRITO. As duas datas serão um momento de reivindicar, protestar e compartilhar todas as atividades que foram realizadas até o presente momento.
O Regional Nordeste 4 dispõe de cartazes e jornais para a preparação do Grito, caso alguma Diocese, paróquia ou grupo desejar, deverá fazer seu pedido com Ir. Cirlene pelos fones (86) 3223 – 3079/ 8821 6107/9816 4928 ou pelo e-mail: cirlenesa@yahoo.com.br.