O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, e o secretário geral da entidade, dom Joel Portella Amado, estiveram na tarde desta sexta-feira, 1º de abril, em visita institucional à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília (DF). Padre Paulo Renato, assessor político da CNBB, também acompanhou a visita.
O intuito foi o de cumprimentar o advogado José Alberto Simonetti, atual presidente nacional da OAB.
Para o secretário geral da CNBB, a visita “deu continuidade a um relacionamento mantido entre as duas instituições há longo tempo na defesa da democracia, da justiça social e do bem comum”.
“A visita ratificou a importância das instituições da sociedade civil se unirem em torno a esses valores”, destacou dom Joel.
“Tradicionalmente a CNBB e a OAB sempre foram, e continuam sendo, instituições importantes dentro da sociedade brasileira, bem como tiveram um papel importante na luta pela democracia, pelo estado democrático de direito, pela cidadania”, comentou o padre Paulo Renato.
A conversa, segundo o padre Paulo, girou em torno da necessidade de um acompanhamento sério da sociedade civil com relação às eleições 2022, bem como a preocupação com a disseminação de notícias falsas durante o período. E, ainda, a fome que assola a sociedade brasileira.
Com relação à questão da fome, a CNBB tem participação como amicus curiae na ADFP 885, que propõe uma série de medidas para mitigar o cenário de insegurança alimentar no Brasil.
“Fomos muito bem recebidos. Foi uma visita muito importante e uma acolhida muito fraterna”, finalizou padre Paulo Renato.
Também estiveram presentes dois ex-presidentes da OAB, Cézar Britto e Marcus Vinicius Furtado Coêlho.
Fotos: OAB/DF