Olhar 2022: caminhada ecumênica buscou fortalecer a amizade social como caminho para a aproximação entre as Igrejas

O ano de 2022 começou para a Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com a realização do Simpósio de Formação Ecumênica realizado dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro. O simpósio, que aconteceu de forma on-line, contou com a participação de 75 pessoas na reflexão sobre o tema: “Educar para o Ecumenismo e a Sinodalidade: para uma religião humanizadora”.

“Vamos avançar pelo caminho da fraternidade, não queremos todos nos perder”. Foi parafraseando o Papa Francisco na encíclica Fratelli Tutti que o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Marcus Barbosa Guimarães, deu início à formação.

A Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB e os membros do Grupo de Reflexão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso (GREDIRE) da CNBB se encontraram na sede da entidade em Brasília (DF) entre os dias 15 e 16 de dezembro com o objetivo de avaliar a caminhada ecumênica da Igreja no Brasil a partir de uma partilha das ações e iniciativas desenvolvidas pelos regionais e projetar o planejamento para o ano de 2023.

Neste sentido, o grupo também está definindo o processo de construção de um Plano Trienal, a ser apresentado para a próxima Comissão para o Ecumenismo a ser eleita na 60ª Assembleia Geral da CNBB.

Impactos da pandemia

Segundo o bispo de Cornélio Procópio (PR) e presidente da Comissão para o Ecumenismo da CNBB, dom Manoel João Francisco, a Comissão ainda está buscando recuperar os impactos que a pandemia da Covid-19 provocou em sua caminhada nos últimos anos, o que dificultou, por exemplo, a realização de ações como o encontro dos bispos referenciais para o ecumenismo dos regionais da CNBB.

Outro ponto levantado pelo presidente da Comissão para o Ecumenismo é o processo de articulação da caminhada ecumênica e do diálogo inter-religioso nos regionais da  CNBB. “Precisamos retomar o processo de articulação com os bispos referenciais da caminhada ecumênica no sentido de dar um novo impulso à dimensão ecumênica”, avaliou.

Dom Manoel informou que a reunião também avaliou como está o trabalho das comissões de relações bilaterais cuja missão é aprofundar a relação da Igreja Católica com os Luteranos, Anglicanos e Igreja Presbiteriana Unida, entre outras. “Nós temos as comissões bilaterais e precisamos avaliar como está o seu trabalho em vista de reanimá-las na sua missão”, disse.

Dom Manoel pontuou que o então Papa João Paulo II, na sua encíclica Ut Uno Sint, ressaltou que a caminhada ecumênica para os católicos é irreversível e não tem volta. As ações pensadas pela Comissão para o Ecumenismo e pelo Gredire pretendem um novo despertar da caminhada ecumênica e do diálogo inter-religioso na Igreja no Brasil a partir de 2023.

Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) 2022

Outra ação que teve destaque em 2022, foi o trabalho da Comissão no estímulo a que as comunidades católicas do Brasil, com outras Igrejas cristãs, realizassem ações para marcar a celebração da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), edição 2022, de 29 de maio a 5 de junho.

Organizada pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas, a SOUC deste ano teve o tema: “Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem”, tendo como base o versículo 2, do capítulo 2, do Evangelho de Mateus. Celebrações, rodas de conversa, vigílias, lives e atividades conjuntas entre Igrejas Cristãs marcaram a realização da Semana de Oração pela Unidade Cristãs (SOUC) deste ano no Brasil.

Outras ações:

Reunião da Comissão para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso avalia a caminhada e propõe agenda de fortalecimento de comissões de diálogo – CNBB
49ª Assembleia Ordinária da Coordenadoria Ecumênica de Serviço aconteceu dias 9 e 10 de junho em Salvador (BA) – CNBB
Concluído o Simpósio de Formação Ecumênica e Inter-Religiosa – CNBB
Gredire, Comissão da CNBB e bispos referenciais para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso se encontram para planejar novas ações – CNBB
CNBB se soma à realização de Encontro Inter-religioso pela Preservação da Amazônia neste sábado, 10, das 10h às 13h – CNBB
Prazo para inscrições ao “Simpósio de Formação Ecumênica 2023” se encerra no próximo dia 15 de janeiro – CNBB

 

Tags: