O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi agraciado com a Medalha Mérito Legislativo de 2022 concedida pela Câmara dos Deputados em sessão solene, nesta quarta-feira (7), às 10h. A cerimônia foi presidida pelo deputado federal Arthur Lira, presidente da casa, no Plenário Ulysses Guimarães, com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.
Criada em 1983, a Medalha Mérito Legislativo é conferida pela Mesa Diretora da Casa para condecorar autoridades, personalidades, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.
“Vamos entregar o prêmio às personalidades e instituições que, em algum momento da história do Brasil, fizeram algum trabalho e receberam a admiração do povo brasileiro. Com esse prêmio, a Câmara exalta as ações de pessoas e instituições que servem de exemplo e inspiração para nosso povo”, reforçou o presidente Câmara dos Deputados na abertura da solenidade.
Neste ano, 30 pessoas ou instituições receberam o prêmio. As indicações foram feitas pelos líderes partidários e integrantes da Mesa Diretora da Câmara. O assessor político da CNBB, padre Paulo Renato Campos, representou o presidente da entidade na sessão solene e recebeu a medalha das mãos do deputado Odair Cunha, segundo-secretário da Câmara dos Deputados.
Homenagens post mortem
Entre os agraciados de 2022 estão também o bispo de Criciúma (SC), dom Jacinto Inácio Flah, e o padre Júlio Lancelloti; O jornalista britânico Dominic Mark Phillips (Dom Phillips) e o indigenista e servidor de carreira da Funai Bruno da Cunha Araújo Pereira, assassinados em junho deste ano durante expedição na região do Vale do Javari (AM), receberam uma homenagem post mortem.