O Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro), realizou no sábado, 16, seu 7º Congresso Estadual da Pastoral da Saúde. O evento aconteceu no Centro Social Santa Cecília, em Volta Redonda (RJ).
Realizado pela primeira vez na diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda, o evento reuniu cerca de 500 pessoas e teve por tema “Saúde Pública”, e lema: “Eu os escolhi para que deis frutos” (Cf. Jo 15,16).
Entre as palestras desenvolvidas, foi destaque “Lixo urbano e saúde pública”, assessorada pelo professor de Ciências Ambientais, Deyvison Silvestre, que conceituou lixo, materiais descartáveis, exemplificou práticas indevidas e os devidos procedimentos de um cidadão/a que se preocupa com o planeta. Ele cobrou políticas públicas na área ambiental, lembrando da consciência dos três Rs = Reduzir, Reaproveitar e Reciclar. “Em cidades do interior uma pessoa gera pelo menos 600 gramas de lixo ao dia, sendo que em regiões metropolitanas chega a 1.200, mas em grandes metrópoles esse índice triplica. Estamos no limite e se não houver ação conjunta, o ser humano cada vez mais perderá qualidade de vida”, constatou Deyvision.
O médico e professor da UFF, subsecretário de Saúde de Niterói (RJ), Dr Roberto Barcellos provocou os congressistas, na segunda palestra, falando do Sistema Único de Saúde (SUS), das Leis, como a (8080), que teoricamente diz que todo cidadão/a, tem direito à Saúde Pública de qualidade, embora para alcançar esse direito é necessário cumprir deveres como por exemplo fiscalizar as ações governamentais do poder público.
A terceira e última palestra, ministrada pelo médico e responsável pela área de desenvolvimento de Políticas de Humanização do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (MS), e diácono permanente, da arquidiocese do Rio de Janeiro, Dr. Sérgio Catão complementou a abordagem anterior destacando e explicando o programa de Atenção Básica, no Humaniza SUS, que segundo ele, a iniciativa vem sendo copiada por outros países do primeiro mundo, porque é um modelo inteligente.
O bispo referencial da Pastoral da Saúde, dom Antônio Augusto Dias Duarte, comentou que o Congresso foi um incentivo para animar e ativar a PS nas dioceses, informar, orientar e estimular maior participação. “Obrigado a diocese de Barra do Piraí Volta Redonda pela acolhida e peço que incentivemos mais os jovens a assumirem conosco essa missão de lutar pela saúde pública com qualidade”, disse dom Duarte.
“Foi um momento agradável para juntos nos conhecermos e procurarmos alternativas para o bom funcionamento da saúde brasileira”, afirmou o administrador apostólico dom João Maria Messi.
“Nosso Congresso foi um aquecimento para desenvolvermos a Campanha da Fraternidade 2012, que terá como tema “Saúde Pública”. Procuramos fazer o melhor possível e receber com carinho os agentes da OS; obrigado a todos que nos ajudaram e destaco uma inserção na Dimensão Política Institucional da PS, devido a urgência”, finalizou a coordenadora da diocese de Barra do Piraí Volta Redonda, e secretária nacional da PS, Clemilde Costa.