Regional Leste 2: Seminário Igreja e Bens Culturais destaca proteção e conservação da arte sacra

Aconteceu nos dias 26 a 28, o 1º Seminário Igreja e Bens Culturais do Regional Leste 2 da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo), na Casa de Retiro Santíssima Trindade, em Belo Horizonte.

O objetivo do Seminário foi promover um fórum de debates procurando ampliar as discussões acerca da preservação do patrimônio cultural da Igreja e reconhecimento de sua importância como instrumento evangelizador.

Para o arcebispo de Juiz de Fora (MG) e presidente da Comissão Igreja e Bens Culturais da Igreja, dom Gil Antônio Moreira, os estados de Minas Gerais e Espírito Santo têm um vasto patrimônio cultural e artístico na área da arte sacra, sendo necessárias instruções para proteção e conservação de elementos construídos pelos antepassados. Dom Gil disse ainda que o seminário foi uma oportunidade de falar sobre a legislação atual do tombamento, que tem sido alterada constantemente.

Comissão de Bens Culturais

A Comissão Regional de Bens Culturais da Igreja – Regional Leste 2 da CNBB é uma instância anexa à Comissão de Educação e Cultura. A Comissão foi criada em 2009, tendo como responsável dom Gil Antônio Moreira.

O arcebispo constituiu uma comissão responsável por ações efetivas para a preservação dos bens culturais da Igreja dentro do Regional. Além disso, foi dom Gil que convocou a realização do ‘1º Seminário Igreja e bens culturais’ do Regional.

Os participantes do encontro redigiram e aprovaram uma carta de intenções no evento

Tags:

leia também