Grupo de Assessores se reúne nesta quinta-feira: trabalho em conjunto pela evangelização

O Grupo de Assessores (GA) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está reunido nesta quinta-feira, 8 de fevereiro, na sede da entidade, em Brasília (DF). O momento é marcante para o trabalho em conjunto dos assessores do Secretariado Geral e das Comissões Episcopais em vista da ação evangelizadora da Igreja no Brasil.

No início da reunião, o subsecretário adjunto de Pastoral, padre Jânison de Sá Santos, responsável pela organização, falou sobre os objetivos do encontro, como operacionalizar as decisões dos bispos e o trabalho das comissões, “este caminhar na comunhão, na sinodalidade com o único objetivo que é a evangelização”.

Momento de “partilha e reflexões”, como caracterizou padre Jânison, o GA foi ocasião para que os novos assessores que chegam para assumir as atividades nas comissões pudessem se apresentar.

Na programação, processos relacionados às atividades e eventos da Igreja no Brasil e no mundo, como o Jubileu da Esperança, o Sínodo 2024, a 61ª Asssembleia Geral da CNBB e as Diretrizes da Ação Evangelizadora; e alinhamentos institucionais do trabalho cotidiano na sede da Conferência.

Trabalho em conjunto diante dos desafios

O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, fez sua saudação no início da reunião. Ele agradeceu a contribuição e o “sim generoso” dos assessores “saindo dos seus confortos e das suas proteções locais para mergulhar nos grandes desafios a Igreja no Brasil”.

Olhando para a missão dos assessores na Conferência, dom Ricardo deu algumas indicações, lembrando também que a reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) “dá o parâmetro dos grandes desafios e do trabalho realizado pelas comissões”.

Para dom Ricardo, os assessores têm a “responsabilidade de fazer a engrenagem funcionar”, na relação “entre os presidentes das comissões e os eventos que cada comissão se responsabiliza por fazer”.

Em seguida, o secretário-geral da CNBB motivou o trabalho em conjunto entre as comissões em temas e eventos; a produção de cursos e materiais a partir do trabalho de cada comissão; entre outras questões.

 

Santa Bakhita

Neste dia em que a Igreja faz a memória de Santa Josefina Bakhita, o assessor da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da CNBB, padre Dário Bossi, conduziu um momento de oração. A prece preparada pela Comissão de Enfrentamento ao Tráfico Humano para a 10ª edição do Dia de oração e reflexão contra o Tráfico de Pessoas foi projetada para a oração conjunta, lembrando os apelos de mulheres, homens e crianças que sofrem o flagelo da mercantilização de suas vidas.

Tags:

leia também