A Igreja celebra neste 31 de janeiro São João Bosco, “pai e mestre da juventude”, como comentou o Papa Francisco em saudação aos religiosos Salesianos, membros da congregação fundada pelo santo italiano.
“Pensemos neste grande Santo, pai e mestre da juventude. Não se fechou na sacristia, não se fechou nas suas coisas, saiu às ruas para buscar os jovens, com aquela criatividade que o caracterizou”, disse o Papa Francisco.
E para recordar a data, junto à motivação do trabalho evangelizador de São João Bosco em favor dos jovens, a Edições CNBB apresentou o livro “Evangelização Juvenil – Desafios e Perspectivas”. A obra é fruto da articulação e colaboração de pesquisadores e pessoas que atuam na evangelização juvenil. Com o material, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) quer “impulsionar uma reflexão mais aprofundada e capaz de sustentar uma prática cada vez mais comprometida e atenta à condição existencial, social, cultural e integral do jovem”.
De acordo com a editora, o conjunto da obra “é fruto de várias mãos que, para além de informações e teorias, trazem-nos suas experiências pessoais e pastorais, bem como testemunham seu compromisso com a evangelização das juventudes”. O objetivo central “é conscientizar, portanto, para a necessidade de se aperfeiçoar, refletir e estar atento à realidade dos jovens, de maneira a responder aos sinais dos tempos em que Cristo se apresenta vivo e atuante”.
O texto foi organizado pela assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, Irmã Valéria Andrade Leal. A obra é uma contribuição que oferece a possibilidade de “entrar um pouco mais na lógica juvenil” para, assim, encontrar respostas às questões próprias da evangelização das novas gerações.
Saiba mais e a adquira o livro “Evangelização Juvenil – Desafios e Perspectivas”