Bíblia Novo Testamento


Obra indicada:

Perrot, Charles; Souletie, Jean-Louis; Thévenot, Xavier. Os milagres. São Paulo: Loyola, 2009. 194p.

Autor (breve apresentação) :

Equipe pluridisciplinar de três reconhecidos autores católicos no cmapo da exegese, da moral e da catequese.

Sinopse:

“Para uns, os milagres significam a expressão de uma humanidade pré-científica, outros não acreditam mais em ligares e para outros, cada evento que sai do ordinário é visto como um milagre. Muitos não falam mais em milagres, mas adoram experiências esotéricas pelas quais tentam prevere o futuro ou entrar em contato com o além. Em nossa cultura coexistem paradoxalmente uma suspeita dissimulada com relação aos fenômenos extraordinários e o despertar do interesse pelo parnormal, o esotérico e o irracional. Vivemos em um mundo desencantado dos deuses de outrora, mas um mundo que o ser humano não deixa de encantar por meio de novas divindades: esoterismo, adivinhaçao, recurso ao irracional de todo tipo.

“O que fazer, então, com os milagres hoje? Como apreciar o seu conteúdo teológico? A qual discernimento somos chamados? Que implicações pastorais há com esta questão dos milagres.

“Escrita por especialistas renomados da exegese bíblica e da teologia moral, esta obra aborda as multiplas questões levantadas pelos milagres: os pressupostos históricos e culturais; sua originalidade no Novo testamento, situando-os no contexto helênico e judeu do primeiro século de nossa era, a fim de melhor compreender a língua, os gêneros literários presentes nesses relatos ; a dimeensão terapêutica da ação cristã na fé ou a rlação da fé cristã com suas repercussões sobre o coropo e o espírrito, com suas curas psicossomáticas e o discernimento dos milagres; por fim, refelxões sobre o sentido e a função do milagre. Respondendo à interpelações mais radicais de hoje, este livro possibilita descobrir a riqueza da significação dos milagres.” (Capa)

Partes principais da obra:

1. A fé nos milagres

2. Os milagres no século I

3. A linguagem dos milagres

4. As teologias do milagre

5. Historicidade dos milagres evangélicos

6. O milagre e as curas

7. O milagre hoje

Conclusão: A Igreja que realiza milagres

Por que essa obra é referencial ou relevante (justificar):

O livro trata com muito bom senso e delicadeza a questão do milagres, muito atual. É muito didático e graficamente atraente (destaques sombreados, esquemas, cartuns), os termos científicos são bem explicados. Há muitas referências à atualidade, às ciências tais como apresentadas em revistas de divulgação etc. A abordagem pluridisciplinar é muito esclarecedora para a pastoral.

Responsável pelas informações (nome/ diocese/ instituição em que atua):

Pe. Johan Konings SJ – FAJE, Arquidiocese de Belo Horizonte, MG

Tags:

leia também