Diocese de Picos celebra 40 anos e recebe visita do núncio apostólico

Dom Giovanni D’Aniello teve encontro com o clero, agentes de pastorais e participou de celebrações

Durante o encerramento do Jubileu de 40 anos de instalação, a diocese de Picos (PI) recebeu o núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello. A visita aconteceu entre os dias 20 e 22 de setembro, com uma pauta de encontros com o clero, leigos, jovens, moradores de rua e religiosas, além de celebrações com os fiéis. Na segunda-feira, 21, dom Giovanni presidiu missa com três ordenações sacerdotais.

A visita iniciou no domingo, 20. O núncio apostólico no Brasil conduziu a bênção da nova residência episcopal, construída no bairro Emaús, em Picos. Após almoço com o clero, dom Giovanni acompanhou o bispo local, dom Plínio José Luz da Silva, no bairro Morada do Sol, onde teve encontro com moradores de rua. Na ocasião, a equipe de apoio ao povo da rua apresentou o trabalho realizado na diocese. Ainda no domingo, foi recebido por famílias da região.

Entre as atividades do primeiro dia de visita, houve um encontro com jovens da diocese. Durante o evento, ocorrido na igreja Cristo Rei, foram apresentados os históricos da diocese, da paróquia da região e do trabalho da juventude em Picos. Do núncio apostólico, os jovens ouviram o chamado “Ide e fazei discípulos a todas as gentes”, recordando o papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013.

No final do dia, houve celebração eucarística em um campo de futebol. De acordo com informações da diocese, milhares de pessoas participaram da missa.

O segundo dia da visita do núncio apostólico teve na pauta encontros com o clero, leigos e religiosas.

O clero diocesano foi orientado a “reafirmar a vontade de servir à Igreja, em comunhão com os pastores”. Após o encontro com os padres, dom Giovanni D’Aniello recebeu os leigos que atuam nas atividades pastorais na catedral Nossa Senhora dos Remédios.  Ao falar aos presentes, o representante da Santa Sé no Brasil salientou que “ninguém consegue trabalhar sozinho e vocês leigos são o braço direito dos padres”.

Depois dos dois encontros, com o clero e com os leigos, a comitiva da diocese seguiu para a antiga casa episcopal. No local, que foi abençoado durante a visita, irá funcionar o Centro de Pastoral Diocesano, destinado a encontros e reuniões das pastorais.

O núncio também visitou o Instituto Monsenhor Hipólito, uma escola dirigida pelas irmãs Cordimarianas. Dom Giovanni foi acolhido por professores e alunos e seguiu para um momento com corpo docente e discente, e logo após se reuniu para um momento com as religiosas.

Finalizando as atividades do segundo dia de visita e do Jubileu em comemoração aos 40 anos de instalação da diocese, dom Giovanni presidiu uma missa concelebrada por bispos dos regionais Nordeste 4 e Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do clero local. A celebração, que aconteceu na praça Justino Luz, também marcou a ordenação sacerdotal dos diáconos Antônio Ismael de Holanda, Edivaldo dos Santos Silva e Marcos Roberto Vieira.

Dom Giovanni expressou a satisfação em participar das celebrações de encerramento do jubileu. “Quando eu voltar a Roma e encontrar o Santo Padre, direi todas as coisas boas que vi por aqui. Diante de um caminho curto, foi feito muita coisa nesta diocese e não tem nada melhor do que celebrar um aniversário vendo os filhos ao redor do altar. Que estes 40 anos não sejam um ponto de chegada, mas um ponto de partida”, afirmou.

Dom Plínio Luz explicou sobre os passos significativos da proposta do Ano Jubilar, que fez memória, celebrou e comprometeu-se na perseverança do seguimento de Jesus. “Estamos concluindo um ano de festa, trabalhamos o tempo todo incansavelmente para a realização desses 40 anos. Esperamos que o jubileu revigore em cada um de nós, o amor missionário, fazendo com que todas as pessoas se sintam envolvidas na Igreja”, disse o bispo.

Fazenda Esperança

O último dia da visita do núncio apostólico à diocese de Picos teve como principal compromisso uma celebração eucarística na Fazenda Esperança Nossa Senhora dos Remédios.

Histórico

A diocese de Picos foi criada no dia 28 de outubro de 1974, pela bula “Neminem Latet”, do papa Paulo VI, desmembrada da diocese de Oeiras (PI). A instalação ocorreu em 21 de setembro de 1975. Na data, tomou posse seu primeiro bispo, dom Augusto Alves da Rocha, que esteve à frente da Igreja particular até 2001, quando foi transferido para a diocese de Oeiras-Floriano. No período de vacância, a diocese foi administrada pelo padre Francisco Bezerra Neto. Em 31 de janeiro de 2004, tomou posse o segundo bispo diocesano, dom Plínio José Luz da Silva.

Atualmente, a diocese de Picos conta com 18 paróquias e uma área pastoral.

Com informações e foto da diocese de Picos (PI)

Tags: