Com a participação de duas mil lideranças, a diocese de Toledo (PR) encerrou a terceira fase de formação dos Conselhos de Pastoral das Comunidades Paroquiais (CPP/CPC). Ao todo, foram 30 encontros paroquiais, assessorados por membros do clero diocesano. O projeto de formação dos Conselhos é um dos objetivos específicos do Plano da Ação Evangelizadora 2007-2010.
O primeiro encontro das lideranças teve início em fevereiro de 2007, contemplando inicialmente sua mística formativa. Na segunda fase, a ênfase dos trabalhos se deu em torno da formação humana e espiritual. E, por fim, na última fase, as lideranças receberam conteúdos de “Administração e Economia”, indispensáveis para a organização contábil, financeira e patrimonial.
“A novidade que se acrescenta àquilo que se vinha praticando é despertar ainda mais o espírito de comunhão e participação, sublinhando que a questão administrativa e econômica se justifica por única razão: promover a evangelização e a dimensão social da comunidade, bem como a manutenção própria daquilo que é necessário para uma comunidade de paróquia ou de capela”, comenta o ecônomo da Cúria Diocesana, padre Hugo Rohden.
A nova organização econômico-administrativa vai incluir a publicação de um regimento diocesano que deixará ainda mais homogêneo o cotidiano de práticas contábeis e jurídicas previstas em lei, as quais incidem na Igreja particular de Toledo, em sua pessoa jurídica, a Mitra Diocesana.
Deste modo, o regimento diocesano será válido para os três níveis de organização: diocese, paróquias e comunidades. Nele vão constar os procedimentos para a constituição dos conselhos, suas atribuições e demais diretrizes, bem como novas nomenclaturas. Seu conteúdo terá a exigência de ser cumprido, pois apresentará os princípios a serem seguidos para não incorrer em conflitos com a legislação fiscal, tributária, trabalhista e previdenciária. Neste processo, contribuirá o Manual de Procedimentos Administrativos da CNBB.
Outras duas definições também foram assumidas pela diocese, sendo o Setor Juventude e a Escola de Teologia para Leigos. A primeira apresentou bons resultados, com a integração das pastorais e movimentos eclesiais que atuam junto aos jovens promovendo eventos em conjunto. Um dos eventos foi o manifesto pelo fim da violência, em outubro de 2008. Na ocasião, foi promovida uma carreata pelas principais ruas da cidade de Toledo, seguida de concentração no Ginásio de Esportes Alcides Pan.
Quanto à formação do laicato, a Escola Diocesana de Teologia para Leigos, com dois anos de duração, está em sua terceira turma, contabilizando a participação de mais de 300 pessoas. De caráter itinerante, a primeira Escola reuniu lideranças do Decanato de Toledo, com cerimônia de entrega dos certificados de conclusão realizada em 2008. A segunda turma está em andamento no Decanato de Assis Chateaubriand, e a terceira no Decanato de Rondon.