Guarapuava (PR) sediou entre os dias 14 e 15 de março, o Encontro da Pastoral Afro-Brasileira do Regional Sul 2 (Paraná). Estiveram presentes as dioceses de Guarapuava, Maringá, Londrina, Apucarana, Curitiba e Paranaguá. O bispo referencial da Pastoral Afro, dom João Alves dos Santos e o secretário executivo da Pastoral Afro, na CNBB, padre Ari Antônio dos Reis também participaram.
Durante o evento foram apresentadas duas pesquisas sobre a realidade dos negros no Brasil. Os presentes foram convidados a refletir sobre os temas por meio de grupos de trabalho logo após a apresentação do texto “histórico da presença dos negros no Brasil”.
Os grupos de trabalho destacaram pontos sobre a história do negro no Brasil; sobre a realidade contemporânea; a pressão por políticas e ações afirmativas; a necessidade de melhor preparação para atuar na sociedade; as dificuldades empregatícias; racismo e preconceito; descobrir-se enquanto negro, entre outros.
De acordo com padre Ari, foram sugeridas várias linhas de ação: “a busca do território do povo negro; resgate da presença do negro; formação bíblica pastoral; seminário de direitos étnicos; Formação para lideres; trabalho na comunidade com todas as pastorais; pressão por políticas públicas de inclusão – fazer acontecer; Material e apoio – subsídios; religiosidades – diálogo com outras experiências religiosas afros; quilombolas; valorização das datas significativas do povo negro”.
“O encontro foi muito significativo. Seis dioceses marcaram presença. Comumente se fala que no Paraná e na região Sul se fala que não existem negros, mas há uma parcela significativa da população que é afro-brasileira. A organização da pastoral afro quer contribuir com missão da Igreja no Paraná. A partir deste encontro a pastoral afro do Regional Sul organizou um coordenação que vai assumir a responsabilidade pelos trabalhos e estender o processo as outras dioceses tendo presente as prioridades assumidas pelo grupo”, completou padre Ari.
A nova coordenação da Pastoral Afro no Regional Sul 2 ficou composta dessa maneira: Natal Batista e Jandira Soares (Apucarana); Nerci Aparecida Guine e Mariluz Marques Follmann (Guarapuava); Sueli da Silva Benedetti (Maringá) e Acácio Lima de Oliveira e Vanderley Jose Nunes (Curitiba) e Rosangela Alves Ferreira e Carlos Henrique Bispo dos Santos (Londrina); Irmã Gertrudes Maria da Conceição e Maria Aparecida Borissali Miorali (Paranaguá).