O Regional Norteste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) registra, com profundo pesar, o falecimento da Médica e Sanitarista Zilda Arns Neumann, 75 anos, Fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, no Brasil, e Fundadora e Coordenadora Internacional da Pastoral da Criança.
Dra Zilda foi uma das vítimas brasileiras do terremoto que acometeu o Haiti no início da noite de ontem, 12 de janeiro. Ela foi atingida enquanto caminhava pelas ruas de Porto Príncipe, na companhia de dois soldados integrantes da missão de paz do exército brasileiro. Encontrava-se no Haiti, uma das nações mais pobres da América Latina, com o propósito de motivar líderes e voluntários da Pastoral da Criança que trabalham com crianças, gestantes e famílias pobres.
O trabalho da Pastoral da Criança, nas 20 (vinte) Arqui/Dioceses que compõem o Regional Nordeste 2 da CNBB, nos Estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, ajudou a combater, nos últimos anos, principalmente, a mortalidade infantil e a desnutrição que prejudicam e impedem o desenvolvimento sadio das crianças. O serviço humanitário da Dra. Zilda será sempre lembrado e seguido por milhares de agentes voluntários que vão ao encontro das crianças assistidas e suas famílias, nas periferias urbanas e no interior, levando esperança para aqueles que aspiram uma melhor qualidade de vida.
O Regional Nordeste 2 da CNBB se solidariza com os familiares da Dra. Zilda e com os que fazem a Coordenação Regional e Nacional da Pastoral da Criança. Une-se em oração e, com a certeza bíblica, pede ao Pai que a recompense, pelo bem que fez: “E cada um foi julgado conforme sua conduta.” (Ap 20,13) .
Recife-PE, 13 de janeiro de 2010
PRESIDÊNCIA DO REGIONAL NORDESTE 2