Obra indicada:

VIDAL Marciano, Moral De Atitudes. Vol. III. Moral Social, Aparecida, Ed. Santuário, 1995, 816p.

Autor (breve apresentação) :

Marciano Vidal (1937), missionário redentorista, teólogo espanhol de projeção internacional, é professor titular da Universidade Pontifícia Camillas (Madri) e professor convidado na Academia Alfonsiana (Roma). Seu nome está indissoluvelmente unido à renovação da Ética Teológica depois do Concílio Vaticano II. De 1965 a 2004, M. Vidal publicou 56 livros e centenas de artigos. É o ícone atual no campo da Teologia Moral.

Sinopse:

Teologia Moral Social de Marciano Vidal é um autêntico manual de teologia moral pós-conciliar, muito utilizado no mundo e no nosso Brasil em muitos cursos de teologia atuais. A obra é constantemente reelaborada e ampliada pelo A. É uma fasanha elaborar tantos temas da teologia moral social por um só autor; isso exige muito trabalho e conhecimento. Moral Social o A. dividiu em seis partes. Na Primeira Parte se aborda a questão da Moral Social Fundamental recorrendo à aproximação histórica, racional e ético-teológica. Na Segunda Parte o A. reflete a respeito dos Direitos Humanos. Depois de falar sobre a tomada de consciência sobre os direitos fundamentais do homem se explica o significado ético dos direitos humanos e se faz uma resenha sistemática dos direitos humanos. A Terceira Parte Marciano Vidal dedica à Moral Econômica. Começando pela reflexão bíblica sobre os bens materiais, faz o percurso histórico da moral econômica. Em seguida o A. apresenta o projeto de moral econômica a partir da perspectiva cristã. Sistemas econômicos, problemas concretos de ética econômica e a busca das raizes da crise econômica fecham esta parte da obra. Na Quarta Parte a pesquisa é dedicada à Moral Política. Em primeiro lugar o A. recorre à mediação da Bíblia, da sociologia e da história para falar da moral política. Em seguida apresenta a fundamentação e conteúdo da moral política. Para a Quarta Parte o A. reservou o tema da Moral Cultural. O início desta parte é destinado à reflexão sobre a cultura, seu fenômeno, a sua relação com a fé e a missão da teologia moral no campo da cultura. Em seguida o A. se debruça sobre a dimensão ética da educação avaliando alguns sistemas educacionais e mostrando as implicações morais. A moral nos meios de comunicação social recebeu o seu destaque. A Quarta Parte termina sobre a reflexão ético-teológica a respeito da arte, lazer, qualidade de vida e ecologia. A Sexta Parte da Moral Social Marciano Vidal dedica à Sociedade Convulsa. A sociedade apresenta várias situações de conflitos (social, trabalista, violência, fanatismo) que a ética teológica tenta solucionar. A moralidade da guerra e ética da paz concluem esta parte da publicação. No final da obra o A. faz o apela à mudança e à conversão para que haja a justiça social e a construção do Reino de Deus.

Partes principais da obra:

INTRODUÇÃO: Significado e conteúdo da Moral Social

PRIMEIRA PARTE: MORAL SOCIAL FUNDAMENTAL

1. Aproximação histórica. Herança hitórica da Moral Social cristã

2. Aproximação sistemática. Perspectivas ético-teológicas para a apresentação atual da Moral

Social cristã

SEGUNDA PARTE: DIREITOS HUMANOS

1. Tomada de consciência dos direitos fundamentais do homem

2. Significado ético dos “direitos humanos”

3. Panorâmica dos direitos fundamentais

TERCEIRA PARTE: MORAL ECONÔMICA

1. Atitude do Novo Testamento diante dos bens econômicos

2. História da moral econômica

3. Projeto de moral econômica a partir da perspectiva cristã

4. Sistemas econômicos e ética cristã

5. Problemas concretos de ética econômica

6. Raiz ética da crise econômica

QUARTA PARTE: MORAL POLÍTICA

1. Fonte bíblica: Atitude do Novo Testamento diante da política

2. Fonte sociológica: Aproximações globais do fenômeno político

3. Fonte histórica: A ética política na história moral

4. Fonte sistemática: Fundamentação e conteúdo da ética política

QUINTA PARTE: MORAL CULTURAL

1. Aspectos morais do fenômeno cultural

2. Dimensão ética da educação

3. A moral nos meios de comunicação social

4. Ciência. Arte. Lazer. Qualidade de vida. Ecologia

SEXTA PARTE: A SOCIEDADE CONVULSIVA

1. Ética da mudança social

2. Ética da conflitividade social

3. Ética da violência e do fanatismo

4. Moralidade da guerra e ética da paz

CONCLUSÃO: Conversão para a justiça social e construção do Reino de Deus

Por que essa obra é referencial ou relevante (justificar):

É uma obra referencial, junto com os manuais como “Livres e fieis em Cristo” (B. Häring) ou “Práxis Cristã” (R. Rincon Orduña, G. Mora Bartres, E. Lopez Azpitarte). Surgiu como a resposta aos desejos do Vaticano II. O A. várias vezes revizou e ampliou esta obra. É uma obra clásica quem pretende familiarizar-se com a Teologia Moral Social. É um manual muito útil para os estudantes de teológia. È uma obra bastante ampla e completa. Hoje já não se faz as obras assim, feitas por um só autor que elabora tantos temas… Hoje é o tempo das monografias (fragmentação do saber) e, às vezes falta de uma visão mais globalizante da Teologia Moral Social.

Responsável pelas informações (nome/ diocese ou instituição em que atua):

Pe. Marian Marek (Marcos) Piatek, CSSR – Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e Faculdade São Bento – Salvador-BA

Tags:

leia também