Obra indicada:

A Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB (org.), Temas da Doutrina Social da Igreja. Projeto Nacional de Evangelização Queremos Ver Jesus, São Paulo, 2004-2006; Caderno I, 142p; Caderno II, 151p; Caderno III, 231

Autor (breve apresentação) :

A Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz é uma comissão que faz parte da organização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que tem como missão fomentar ações sociais e políticas em apoio e defesa dos mais necessitados, criando uma pastoral que una fé e vida (keygma e ethos), oração e ação (ora et labora). Para assegurar sua eficácia, utilizada análises sócio-econômicas, político culturais e teológicas como ferramenta para diagnosticar os desafios e buscar soluções para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Sinopse:

A série “Temas da Doutrina Social da Igreja” traz para os seus destinatários os principios gerais da Doutrina Social da Igreja elaborados sobretudo pela grande novidade do “Compêndio da Doutrina Social da Igreja” lançado em 2005 pelo Pontifício Conselho “Justiça e Paz”. No Iº Caderno se apresenta uma visão sintética do conjunto da Doutrina Social da Igreja e alguns temas específicos (ordem social, bem comum, cultura, Estado, comunidade internacional). No IIº Caderno se aprofunda a promoção dos Direitos Humanos, se reflete a respeito da propriedade e sua função social, se dá a visão da Igreja sobre a questão do poder (democracia e participação). Não falta o nosso tema da terra e da reforma agrária no Brasil. O IIIº Caderno aborda as questões mais concretas: família, economia, justiça, segurança pública, migração, comércio, dívida pública, meios de comunicação social e busca de uma cultura da paz. O valor da presente série, além de divulgar a DSI da Igreja Universal, é trazer os princípos gerais da DSI para o contexto do Brasil. Alguns temas que tocam a vida do nosso povo mais de perto ganharam maiores destaques. A obra visa a formação das lideranças na sociedade atual e pretende incentivar a prática missionária conforme o Projeto Nacional de Evangelização “Queremos Ver esus – Caminho, Verdade e Vida”. A seriedade scientífica é acompanhada pela linguagem acessível facilitando a pesquisa da parte dos numerosos leigos e comunidades.

Partes principais da obra:

Caderno 1

Introdução à Doutrina Social da Igreja (DSI)

Linhas mestras da DSI

Caráter histórico da DSI

Ordem social: comunidade, sociedade e bem comum

Cultura, religião e sociedade justa

O Estado e suas funções: bem público e privado

Transformações e reformas

Caderno 2

Ensino Social da Igreja: um tesouro a valorizar

Direitos Humanos

O trabalho: chave da questão social

A propriedade e sua função social

Terra e reforma agrária no Brasil

A empresa na transformação da sociedade

Democracia e participação

Caderno 3

Meio ambiente e desenvolvimento sustentável

A família numa visão social cristã

Economia Popular Solidária

Mobilidade humna nos documentos da DSI

Segurança pública, justiça e sistema penitenciário

A guerra, a violência e construção de uma cultura da paz

O livre-comércio e globalização vão acabar com a pobreza?

A dívida paga com a vda dos pobres

Comunicação: um bem público com sentido social

Por que essa obra é referencial ou relevante (justificar):

“Temas da Doutrina Social da Igreja” da CNBB é uma obra referencial porque além de trazer as grandes linhas mestras da Doutrina Social da Igreja Universal nos coloca diante dos temas mais ligados à realidade do Brasil, como por ex. “Terra e reforma agrária no Brasil”, “Segurança pública e sistema penitenciário”. Os tres cadernos são um tesouro referencial para o agir moral, sobretudo nos temas da Teologia Moral Social. Essa obra é indispensável para uma formação moral ampla e organizada sobre as questões sociais no mundo contemporaneo e no nosso Brasil.

Responsável pelas informações (nome/ diocese ou instituição em que atua):

Pe. Marian Marek (Marcos) Piatek, CSSR – Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e Faculdade São Bento – Salvador-BA

Tags:

leia também