Obra indicada:

Pontifício Conselho “Justiça e Paz”, Compêndio da Doutrina Social da Igreja, São Paulo, Paulinas, 2005, 528p.

Autor (breve apresentação) :

O Pontifício Conselho Justiça e Paz (Pontificium Consilium de Iustitia et Pace) é um organismo da Cúria Romana ao serviço da Igreja Universal. Foi criado pelo papa Paulo VI em 1967. O Conselho tem em vista uma missão: fazer com que no mundo sejam promovidas a justiça, a paz, os direitos humanos, o progresso da humanidade, conforme a Boa Nova de Jesus e da Doutrina Social da Igreja. Recolhe notícias e resultados de pesquisas sobre as questões sociais, avalia-os e, segundo a oportunidade, comunica aos organismos episcopais as conclusões deduzidas. É um valioso instrumento de dialogo e orientação com as associações católicas e com outras instituições não católicas, que sinceramente se empenham pela afirmação dos valores da vida comunitária no mundo.

Sinopse:

A Teologia Moral Renovada é o fruto da Optatam Totius (OT 16) e do Vaticano II. A Teologia Moral Social pós-conciliar encontra a sua base epistemológica sobretudo na Gaudium et Spes. A “Constituição Pastoral ‘Guadium et Spes’ sobre a Igreja no Mundo de Hoje”, na sua Segunda Parte, convidou a Teologia Moral a tratar dos seguintes temas: A promoção do progresso cultural; a vida econômico-social; a vida da comunidade política; promoção da paz e da comunidade internacional. O fruto desse desejo era o nascimento da Teologia Moral Social. Neste contexto nasceram os novos manuais de teologia moral social de; Bernhard Häring, Tullo Goffi, Marciano Vidal, Anselm Günthör, R. Rincon Orduña, Luigi Lorenzetti, Lopez Azpitarte, Giannino Piana, etc.

Passados 40 anos do Concilio Vaticano II a Igreja se sentiu convidada a iluminar com o seu saber os novos desafios que aperceram recentementea na caminhada da humanidade. Por isso em 2005 apareceu o “Compêndio da Doutrina Social da Igreja” publicado pelo Pontifício Conselho “Justiça e Paz”. O documento apresenta de modo sintetico as bases da Doutrina Social da Igreja católica. No texto emerge a importância da antropologia integral e dos valores morais para a construção da sociedade mais justa e mais humana visando o bem comum. No documento se dá a visão da Igreja sobre a moral que tem as bases na lei natural; se afronta o fenômeno da globalização; se chama a atenção para a ecologia; se ilumina com a teologia o mundo moderno do trabalho e da gestão dos negócios públicos; se registra as formas inéditas de precariedade e de escravidão; se denuncia o hiato entre paises ricos e pobres; se esclarece as linhas de força e as lacunas do mercado livre; se toca as questões culturais; se lembra o papel dos leigos nas questões sociais e se confirma a missão da Igreja por uma civilização do amor. Um elemento positivo foi reservado ao aspecto ecumênico da moral social e a vontade de dialogar com todas as pessoas de boa vontade. O “Compêndio da Doutrina Social da Igreja” se tornou o márco caraterístico e o búsola para a Teologia Moral Social no início do terceiro milênio.

Partes principais da obra:

1. INTRODUÇÃO – UM HUMANISMO INTEGRAL E SOLIDÁRIO

  1. PRIMEIRA PARTE

O DESÍGNIO DE AMOR DE DEUS A TODA A HUMANIDADE

MISSÃO DA IGREJA E DOUTRINA SOCIAL

A PESSOA E OS SEUS DIREITOS

OS PRINCÍPIOS DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA

  1. SEGUNDA PARTE

A FAMÍLIA CÉLULA VITAL DA SOCIEDADE

O TRABALHO HUMANO

A VIDA ECONÔMICA

A COMUNIDADE POLÍTICA

A COMUNIDADE INTERNACIONAL

SALVAGUARDAR O AMBIENTE

A PROMOÇÃO DA PAZ

  1. TERCEIRA PARTE

DOUTRINA SOCIAL E AÇÃO ECLESIAL

A AÇÃO PASTORAL NO ÂMBITO SOCIAL

DOUTRINA SOCIAL E COMPROMISSO DOS CRISTÃOS LEIGOS

CONCLUSÃO – POR UMA CIVILIZAÇÃO DO AMOR

Por que essa obra é referencial ou relevante (justificar):

Por se tratar do documento do Pontifício Conselho “Justiça e Paz”, o Compêndio Da Doutrina Social da Igreja, é uma obra referencial. Depois dos 40 anos do fim do Concílio Vaticano II a Igreja nos brindou com o novo documento que traz as linhas mestras para a Teologia Moral Social nos dias de hoje. É uma obra que vai auxilhar muito os estudantes de teologia moral e também os leigos engajados no campo social.

Responsável pelas informações (nome/ diocese ou instituição em que atua):

Pe. Marian Marek (Marcos) Piatek, CSSR – Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e Faculdade São Bento – Salvador-BA

Tags:

leia também