Obra indicada:

VIDAL Marciano, Podemos batizar o capitalismo? Juízio ético sobre o capitalismo, Ed. Santuário, 1996, 149p.

Autor (breve apresentação) :

Marciano Vidal (1937 – ), missionário redentorista, teólogo espanhol de projeção internacional, é professor titular da Universidade Pontifícia Camillas (Madri) e professor convidado na Academia Alfonsiana (Roma). Seu nome está indissoluvelmente unido à renovação da Ética Teológica depois do Concílio Vaticano II. De 1965 a 2004, M. Vidal publicou 56 livros e centenas de artigos. É o ícone atual no campo da Teologia Moral.

Sinopse:

Depois do colapso do sistema socialista e da desintegração da URSS a humanidade se viu dinate do dilema: será que o capitalismo é a unica solução válida para a humanidade? Para alguns a alternativa estava no sitema socialista. E agora com a queda do Muro de Barlim não existem mais as alternativas? A estes desafios pretende responder Mariano Vidal no seu livro “Podemos batizar o capitalismo?”. A finalidade da obra é apresentar o juízo ético-teológico a respeito do sistema capitalista. O A. inícia a sua obra falando sobre a economia e ética frizando a necessidade da reflexão ética no vasto mundo da economia. A autonomia científico-técnica da economia não pode ser privada dos valores éticos visando o bem comum de todos. O A. traz o quadro axiológico para o mundo dos bens materias sobre os quais pesa a hipoteca social. No mundo das coisas precisa colocar a vida humana em destaque. No terceiro capítulo o A. faz o confronto entre o capitalismo e o coletivismo (socialismo). Este confronto é realizado à luz da Doutrina Social da Igreja. A valoração ética do capitalismo é realizada recorrendo aos documento desde Leão XIII (Rerum Novarum) até João Paulo II (Centesimus annus). Nenhum dos sistemas econônicos (socialismo e capitalismo) se engloba nas exigências da Boa Nova de Jesus e da Doutrina Social da Igreja e por isso a Teologia Moral Social convida a buscar as alternativas. O A. propõe como alternaliva a “economia planetária” e sensibilidade preferencial aos pobres. A obra é escrita com a linguagem bastante popular e por isso serve tanto para os estudantes de teologia moral social como para a reflexão da parte dos grupos de leigos.

Partes principais da obra:

Introdução

1. Economia e ética

2. Uma ética econômica fundamental

3. Sistemas econômicos e ética: Confronto entre o capitalismo e o coletivismo

4. Valoração ética do capitalismo até a Centesimus annus (1991)

5. Postura ética da Centesimos annus diante do capitalismo

6. Para um modelo alternativo

Por que essa obra é referencial ou relevante (justificar):

A obra é relevante. As produções ético-teológicas a respeito do valor moral dos sistemas como socialismo e capitalismo não são muitas. Por isso o livro de Marciano Vidal sobre o juízo ético-teológico sobre o capitalismo é bastante útil. Baseando-se na Doutrina Social da Igreja pode ajudar aos destinatários a elaborar uma visão cristãsobre o capitalismo e as suas lacunas. Além do mais oferece algumas alternativas para superar os problemas atuais propondo a distribuição eqüitativa e justa dos bens materiais. O livro pode servir como base para o trabalho em grupos.

Responsável pelas informações (nome/ diocese ou instituição em que atua):

Pe. Marian Marek (Marcos) Piatek, CSSR – Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e Faculdade São Bento – Salvador-BA

Tags:

leia também