Obra indicada: |
SELLA Adriano, Ética da justiça, São Paulo, Paulus, 2003, 292p. |
Autor (breve apresentação) : Adriano Sella nasceu em Vicenza, Itália. É Missionário Xaveriano, militante da justiça e paz, teólogo e escitor. Publicou vários livros na Itália. No Brasil, publicou o livro ‘Via-Sacra dos Excluídos’ (Ed. Vozes) e ‘Globalização neoliberal e exclusão social’ (Ed. Paulus). |
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Sinopse: Santo Ireneu dizia que “A glória de Deus é o homem vivente”. Isso é impossível sem a vevência da justiça social. O A. dividiu o seu trabalho em quatro partes. Na Primeira Parte aborda a questão da justiça social na contemporaneidade. A partir da modernidade a sociedade avançou bastante na conquista da liberdade individual, porém não avançou quanto à desigualdade e à injustiça social. O secularismo substituiu Deus pela pessoa humana. Foram invertidos os papéis da sociedade antiga. Enquanto a época moderna é radicalmente antropocêntrica, a era contemporânea introduziu o mercado livre como centro do mundo. Agora é o lucro que assume o papel dos ser humano (idolatria do capital). O neoliberalismo globalizadose mostra como destruidor da justiça. O grande desafio de hoje não é frear a liberdade humana, mas orientá-la segundo a ética teológica da justiça social. Na Segunda Parte o A. apresenta a organização social e a justiça no Antigo e no Novo Testamento. Lá se aprende que a justiça social é a partilha e o amor. A Palavra de Deus, sobretudo o Novo Testamento é a fonte primária para elaborar o discurso a respeito da justiça social. Na Terceira Parte se traça as principais linhas de força da justiça social segundo os Padres da Igreja. A caridade e a partilha evangélica são uma prática que marca a comunidade primitiva, sem exxluir ninguém. A justiça social se realiza por meio do bem comum. Todos os bens da terra são comuns e estã ao serviço da dignidade de todas as pessoas e de todos os povos. Em seguida o A. apresenta o pensamento de S. Tomás de Aquino. Ele é o primeiro a elaborar um tratado sobre o dever de justiça do ponto de vista teológico (Suma Teológica, II-II, qq.57-122). Na Quarta Parte a pesquisa gira ao redor da justiça social no segundo milênio da Igreja. Um papel de destaque na implantação da justiça social o A. dá ao surgimento da Doutrina Social da Igreja (Leão XIII, Rerum Novarum). O papel de destaque cabe à Igreja Latino-Americana. As Conferências Episcopais Latino-Americanas deram uma contribuição profética no campo da justiça social. O episcopado brasileiro, o maior e mais influente da América Latina, faz sua a intrínseca união entrea a evangelização e o compromisso missionário pela justiça social. O A. termina a sua obra dizendo que “O mundo está doente, mas também está grávido do alvorecer do dia em que o outro mundo não será mais um sonho, mas sobretudo o caminho da vida cotidiana da humanidade”. |
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Partes principais da obra: INTRODUÇÃO PARTE 1 A SITUAÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE Liberdade individual conquistada O neoliberalismo globalizado como destruidor da justiça social PARTE 2 A JUSTIÇA NA BÍBLIA A justiça no Antigo Testamento A justiça no Novo Testamento PARTE 3 A JUSTIÇA SEGUNDO OS PADRES DA IGREJA O bem comum como prática da justiça O dever de justiça segundo Santo Tomás de Aquino PARTE 4 A JUSTIÇA NO SEGUNDO MILÊNIO DA IGREJA A justiça no segundo milênio da Igreja A justiça segundo a doutrina social da Igreja |
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Por que essa obra é referencial ou relevante (justificar): O livro “Ética da justiça” é uma obra relevante. No campo da teologia moral social a questão da justiça ocupa o lugar de destaque. Quen não é muito especializado no assunto a obra lhe fará um bom percurso histórico e ético-teologico sobre a justiça social. |
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Responsável pelas informações (nome/ diocese ou instituição em que atua): Pe. Marian Marek (Marcos) Piatek, CSSR – Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e Faculdade São Bento – Salvador-BA |