Obra indicada:

Bíblia, o livro dos primeiros cristãos. DA ROSA CÂNDIDO Edinei (org.). Florianópolis, SC, 2009. pp. 223.

Autor (org.) (breve apresentação) : Doutor em Teologia e Ciências Patrísticas pelo Instituto Patrístico Augustinianum de Roma; Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina; Prof. Do Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC); Editor responsável da revista Cadernos Patrísticos – Textos e Estudos.

Sinopse:

A obra propõe-se um percurso pelas várias correntes interpretativas da Bíblia na Igreja antiga, dos séculos I-V. A sua primeira preocupação é apresentar ao leitor a totalidade, abrangência e complexidade do uso das Sagradas Escrituras pelos primeiros cristãos. Para tanto, dentro da sua natureza, revista científica (Cadernos Patrísticos – Textos e Estudos, Nr. 7), a obra apresenta um longo editorial e uma série de artigos, de vários autores, que buscam abranger a totaIidade das questões referentes à Bíblia na Igreja Antiga. Tenta-se apresentar uma síntese dos autores referenciais da interpretação bíblica de todas as linhas: da leitura alegórica (alexandrina), à literal (antioquena). De Oígenes a Diodoro de Tarso, dos apócrifos à exegese agostiniana no Comentário ao Evangelho de João, são oferecidos ao leitores elementos que ajudam a conhecer e esclarecer a leitura bíblica efetuada no período indicado.

Partes principais da obra (cf. o índice):

  1. Lectio Patrum: No fundamento da alegoria bíblica: Fílon de Alexandria (pp. 19-41).
  2. Duas chaves e uma porta: na casa da palavra (pp. 45-62).
  3. Bíblia apócrifa: a outra face do cristianismo (pp. 63-80).
  4. A dupla exegese agostiniana de Jo 5,19-30 nos tratados in Joannis Evangelium (pp. 155-177).

Por que essa obra é referencial ou significativa (justificar):

O grande valor significativo desta obra consiste na especificidade e exclusvidade com que trata do uso da Bílbia dentro do período patrístico, constituindo-se num apto material de estudo e aprofundamento do horizonte bíblico, exatamente no período imediatamente após a formação do cânon.

Responsável pelas informações (nome- diocese e Instituição em que atua):

– Pe. Edinei da Rosa Cândido, Arquidiocese de Florianópolis, Professor do ITESC

Tags:

leia também