Obra indicada:

A Bíblia no Cristianismo antigo, Pré-nicenos, Gnósticos, Apócrifos. Introdução ao Estudo da Bíblia, vol. 10, 404 pp.

TREVIJANO ETCHEVERRÍA, Ramón

Autor (breve apresentação) :

Professor emérito da Universidade de Salamanca; Membro da Pontifícia Comissão Bíblica.

Sinopse:

A obra, traduzida do original espanhol, faz um percurso de abordagem da exegese patrística em três direções distintas: primórdios até Niceia, Gnósticos e Apócrifos. Apresenta um elenco com os principais autores e obras da então exegese cristã nascente. Os vários métodos interpretativos utilizados são minuciosamente analisados, comparados, contextualizados. Mais do que a história da exegese, é oferecido ao leitor a história dos vários métodos utilizados, com suas implicações históricas, seu espaço geográfico etc. O resultado é uma ampla visão de toda a questão exegética no período e nas direções propostas. Tudo isso com uma linguagem estremamente técnica e, até um certo ponto, de difícil domínio, denotando a especificidade com que este trabalho foi concebido.

Partes principais da obra (cf. o índice):

  1. Exegese pré-nicena (até o 325) – 1ª. Parte, em cinco capítulos: pp. 29-147;
  2. As implicações gnósticas no estudo da Sagrada Escritura na Patrística (o primeiro comentário ao Evangelho de João, feito por Heraclião no século II, é de origem gnóstica) – 2ª. Parte, em seis capítulos: pp. 156-290;
  3. Os escritos apócrifos – 3ª. Parte, em cinco capítulos: pp. 294-402.

Por que essa obra é referencial ou significativa (justificar):

A especificidade com que trata cada um dos temas, fazendo uma ampla abordagem de cada uma das partes, pré-nicena, gnóstica e apócrifa, permite um estudo técnico e sistemático das questões. Portanto, trata-se de uma fonte de pesquisa imprescindível, agora ao acesso dos leitores de língua portuguesa, interessados na pesquisa da Bíblia no período patrístico, até o início do IV século.

Responsável pelas informações (nome- diocese e Instituição em que atua):

– Pe. Edinei da Rosa Cândido, Arquidiocese de Florianópolis, Professor do ITESC.

Tags:

leia também