Obra indicada:

Cadernos Patrísticos – Textos e Estudos. Edições do autor, Florianópolis, SC.

 

Autor (breve apresentação) :

Edinei da Rosa Cândido é Doutor em Teologia e Ciências Patrísticas pelo Instituto Patrístico Augustinianum de Roma e Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Além de coordenar a edição Cadernos Patrísticos – Textos e Estudos, vem publicando vários artigos na área da Patrística. Atualmente é Professor de Patrologia, História da Igreja Antiga, Latim e Português do Instituto Teológico de Santa Catarina – ITESC.

Sinopse:

Cadernos Patrísticos – Textos e Estudos é um periódico semestral dedicado ao estudo do chamado período patrístico. Com o recurso à História e à Literatura Cristã Antiga, procura fazer emergir um pouco da rica experiência do cristianismo das origens, manifestada nos seus mais variados aspectos: doutrinal, espiritual, litúrgico, filosófico etc. Até o momento, tem publicado sempre números temáticos, abrangendo assuntos específicos do cristianismo antigo. Abrindo, ainda, um pequeno espaço para divulgar a experiência e o pensamento de homens e mulheres da história recente, com reconhecida iniciativa cristã, entende indicar a vitalidade de uma Tradição em constante renovação. A esse projeto, a “Patrologia local”, foi dedicado todo o vol. V da coleção.

Partes principais da obra

A presente publicação apresenta quatro partes distintas que buscam abranger os objetivos principais desta revista científica. Parte I: dá exclusividade ao texto pratrístico, oferecendo ao leitor sempre uma Lectio Patrum. Trata-se da leitura de um autor do cristianismo antigo, oferecida no original com tradução em língua portuguesa ao lado. Para situar o leitor e inseri-lo na temática do texto, o trecho escolhido vem acompanhado de um comentário. Parte II: intitulada Clássicos da Literatura Cristã Antiga, apresenta alguns artigos específicos, elaborados por patrólogos brasileiros e latinoamericanos, abordando a temática da publicação da ótica de vários autores. Parte III: é a parte mais inovadora da obra. Abre espaço para o que o autor chama de Padres e Madres de nossas Igrejas. São homens e mulheres que escapam à cronologia clássica da patrística, podendo chegar até nossos dias. Geralmente, têm sempre uma ligação com nossas realidades eclesiais. Parte IV: Uma última parte – Efemérides – é dedicada a vários assuntos de âmbito teológico e eclesial, oferecendo aos leitores além de artigos, notícias, crônicas etc.

Por que essa obra é referencial ou relevante (justificar):

Seria pertinente perguntar se o grande interesse e desenvolvimento teológicos alcançados pela Igreja no Brasil e na América Latina, após o Vaticano II, têm promovido todas as áreas das ciências teológicas de modo suficiente e eficiente? E o que dizer especificamente dos estudos patrísticos em nossos ambientes? A julgar pelo número de patrólogos atuantes, pelas publicações e traduções realizadas, pelo espaço que as disciplinas relativas ao cristianismo antigo ocupam nos currículos de nossas faculdades e institutos de teologia, muito poder-se-ia constatar acerca da realidade e situação desses estudos entre nós. Muitos seriam os motivos para justificar as supostas constatações.

Esta revista científica de Patrística foi concebida numa perspectiva bastante ousada: ser, no Brasil, e possivelmente na América Latina, o espaço dos interessados e estudiosos do cristianismo antigo. Destina-se a suprir uma lacuna na valorização e divulgação da pequena mas constante produção de nossos teólogos-patrólogos, historiadores e outros estudiosos desta área. Torna-se referencial porque é única no gênero. Por ora, é fruto da iniciativa pessoal e privada e, por isso, é publicada como “edição do autor”, com tiragens modestas. Enquanto experiência nova, deve ser amplamente conhecida, incentivada, criticada e, se necessário for, melhorada, para poder prestar a sua colaboração no panorama das ciências teológicas entre nós.

Responsável pelas informações (nome/ diocese ou instituição em que atua):

Pe. Edinei da Rosa Cândido – ITESC – Arquidiocese de Florianópolis, SC.

Tags:

leia também